Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42078
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Feitoza, Abraão de Matos | - |
dc.contributor.author | Moura, Sabrina Brenda Araújo | - |
dc.contributor.author | Pereira, Lucas Ramos | - |
dc.contributor.author | Lima, Rochanna Luane Aires | - |
dc.contributor.author | Mafezoli, Jair | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-28T17:33:03Z | - |
dc.date.available | 2019-05-28T17:33:03Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | FEITOZA, Abraão de Matos; et al. A utilização do espaço físico e sua finalidade motivacional no processo ensino aprendizagem. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42078 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sala de apoio | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Redução na evasão | pt_BR |
dc.title | A utilização do espaço físico e sua finalidade motivacional no processo ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O projeto “Implementação da Infraestrutura de Ambientes de Apoio aos Estudantes do Curso de Licenciatura em Química” surgiu com a finalidade de proporcionar aos alunos do Curso de Licenciatura em Química (CLQ) um ambiente de estudos, pesquisa e interação, servindo como fator positivo da motivação extrínseca no processo educacional. Neste ambiente objetiva-se uma maior interação social entre alunos de diferentes semestres, possibilitando a troca de experiências e vivências. Como forma de mensurar, avaliar e compreender a utilização e os efeitos motivacionais do projeto pelos discentes utilizou-se os formulários de cadastro dos alunos que frequentam o espaço (I) e de contabilização do tempo de permanência no espaço (II). Além disso, utilizou-se o questionário de satisfação no uso do espaço (III). Os alunos em seu primeiro contato com o ambiente são orientados a fazer seu cadastro (formulário I). A partir deste momento, todos passam a assinar a entrada e saída do recinto (formulário II). Esses instrumentos são avaliados a cada mês e proporciona junto aos bolsistas um balanço individual e geral do uso efetivo do espaço. O questionário de satisfação foi disponibilizado ao final do semestre via redes sociais e e-mail, por trinta dias. No tratamento dos dados obtidos pelos instrumentos no semestre 2016.1, observou-se que dos 260 alunos matriculados no CLQ, cerca de 40% tiveram acesso ao espaço com um somatório de 2.000 horas, evidenciando a regularidade na utilização deste espaço. A participação via questionário envolveu 27,86% dos participantes do projeto, os quais afirmaram que o espaço serviu como motivação no processo de aprendizagem e para a permanência no curso, devido, principalmente, a interação interpessoal. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_amfeitoza.pdf | 49,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.