Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42027
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Maria Diná Cavalcante de | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-24T17:39:52Z | - |
dc.date.available | 2019-05-24T17:39:52Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Maria Diná Cavalcante de. Mãe como alfabetizadora do filho. 2007. 54f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42027 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Mãe Educadora | pt_BR |
dc.subject | Educadora | pt_BR |
dc.title | Mãe como alfabetizadora do filho | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo do presente trabalho é fazer uma reflexão sobre o papel social da mulher educadora discutindo o conjunto de atitudes, comportamentos e sentimentos que são esperados que ela incorpore a partir do momento em que se descobre mãe. Discute-se que a relação afetiva da família no dia-a-dia envolve uma autoconfiança e contribui para o desenvolvimento infantil em todos os aspectos de crescimento físico e mental. Parte-se de uma visão de como a concepção de mãe e seus valores veio se transformando e como esta transformação prossegue em conseqüência da maior participação da mulher no mercado de trabalho.Mostra-se que a construção social do ideal educativo advém da própria transformação dos conceitos e ideais da criança e família e suas implicações dentro de cada tendência. Procura-se enfocar a emoção de maneira ampla, na vida da criança em idade pré-escolar, e a influência destas sobre a aprendizagem. Advoga-se que as relações afetivas estabelecidas como: escola, professor e família, não podem ser ignoradas, pois estão presentes no desenvolvimento, fazem parte do ser humano e podem interferir de forma negativa ou positiva nos processos cognitivos dos alunos.A discussão fundamenta-se do que Piaget coloca muito bem, quando diz que se alguém transmite um conhecimento a outra pessoa, ou este conhecimento permanece letra morta ou é compreendido. Se ele é compreendido, é porque foi reestruturado. Nesta reestruturação há sempre algo de inédito, de original, que leva algumas pessoas a pensarem que a aprendizagem se dá por si só, que é possível a autodescoberta. Precisa-se que haja, cada vez mais, mães educadoras e estimuladoras, atentas e interessadas no desenvolvimento dos seus filhos. Agindo assim, essas mães estarão influenciando positivamente na formação da personalidade da criança, formando nelas uma autoimagem positiva. Essa formação saudável influenciará toda a vida daquela criança levando-a, quando adulta, a ser equilibrada e feliz, contribuindo para que a sociedade humana seja melhor, com pessoas de qualidade. A sociedade atual necessita urgente de mães que realizem ações para que seus filhos evoluam com personalidades saudáveis e equilibradas, contribuindo assim, para que a sociedade seja formada por crianças, jovens e adultos melhores. Ainda é tempo, ainda é possível realizar mudanças para uma sociedade melhor. Palavras-chave: Educadora, | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_tcc_mdcoliveira.pdf | 239,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.