Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42021
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Isabel Cristina Soares do | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-24T15:46:16Z | - |
dc.date.available | 2019-05-24T15:46:16Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Isabel Cristina Soares do. A importância do lúdico na construção da aprendizagem. 2007. 43f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42021 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.title | A importância do lúdico na construção da aprendizagem | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa faz uma abordagem sobre a importância do lúdico na construção da aprendizagem, tendo como objetivo utilizar-se do jogo lúdico como mediador, ou seja, interventor da aprendizagem e também como recurso capaz de contribuir para o desenvolvimento das funções cognitivas da criança, bem como fazer associação das atividades motoras ao processo de conhecimento. Podemos dizer que o lúdico detém uma importância significativa no contexto do processo de aprendizagem, tendo em vista favorecer o despertar do interesse e da percepção do aprendente. O estudo desenvolvido nessa monografia nos ajuda a compreender que o brincar constitui um momento de construção do saber, de prazer, de auto-expressão e realização. As atividades livres com blocos e peças de encaixe, as dramatizações, a música e as construções desenvolve a criatividade, pois exige que a fantasia entre em jogo. Já o brinquedo organizado, que tem uma proposta e requer desempenho, como os jogos (quebra-cabeça, dominó e outros) constitui um desafio que promove a motivação e facilita escolhas e decisões a criança. O lúdico é portanto um dos maiores recursos no desenvolvimento do saber pela sua própria magia de encantar crianças, jovens e adultos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_tcc_icsnascimento.pdf | 541,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.