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Tipo: TCC
Título : O patrimônio quilombola de Tururu-Ce.
Autor : Alves, Eduardo Rodrigues
Tutor: Oliveira, Christian Dennys Monteiro de
Palabras clave : Patrimônio;Comunidades quilombolas;Geoeducação
Fecha de publicación : 2018
Citación : ALVES, Eduardo Rodrigues. O patrimônio quilombola de Tururu-Ce. 2018. 65f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumen en portugués brasileño: Por meio de uma análise qualitativa de recorte cultural e social, o trabalho busca compreender o processo de reconhecimento patrimonial das comunidades quilombolas do município de Tururu-CE a partir de relações e problemáticas que desafiam sua visibilidade no âmbito municipal. As Comunidades Remanescentes de Quilombo (CRQs) de Tururu, Conceição dos Caetanos e Água Preta, apresentam desafios no que diz respeito ao seu reconhecimento enquanto patrimônio geoeducacional. A base conceitual do estudo direcionou-se para a compreensão da territorialidade e dos aspectos culturais destes grupos. A metodologia incluiu pesquisa documental, trabalhos de campo com entrevistas semiestruturadas e práticas de Educação Patrimonial e Mapeamento Participativo. Foram identificadas relações intracomunitárias, intercomunitárias e intermunicipais, que refletem desafios e demandam estratégias ao reconhecimento valorativo destas CRQs. A partir das práticas geoeducativas, foi possível compreender que o reconhecimento valorativo destes territórios se dá a partir da capacidade de reivindicação por parte das próprias comunidades, mas também pela capacidade de assistência do poder público em suas diferentes esferas. Portanto, demanda-se uma maior articulação entre diferentes agentes em diferentes escalas, bem como o aperfeiçoamento de práticas geoeducacionais para o fomento deste processo valorativo.
Abstract: Through a qualitative analysis of cultural and social clipping, the work seeks to understand the process of patrimonial recognition of the quilombolas territories of the municipality of Tururu-CE from relations and problematics that challenge their visibility in the municipal scope. The Quilombo Remnant Communities (CRQs) of Tururu, Conceição dos Caetanos and Água Preta, present challenges regarding their recognition as geoeducational patrimony. The conceptual basis of the study was directed towards the understanding of territoriality and the cultural aspects of these groups. The methodology included documental research, fieldwork with semi-structured interviews and practices of Patrimonial Education and Participatory Mapping. Intra-community, intercommunal and intermunicipal relations have been identified, which reflect challenges and demand strategies for the recognition of these CRQs. Based on geoeducational practices, it was possible to understand that the value recognition of these territories is based on the capacity of the communities themselves to claim, but also on the capacity of public authorities to assist in their different spheres. Therefore, it is demanded a greater articulation between different agents in different scales, as well as the improvement of geoeducational practices to foment this value process.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41979
Aparece en las colecciones: GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias

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