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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41949
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Agrello, Marisa Pascarelli | - |
dc.contributor.author | Alves, Aparecida Bernardo | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-23T14:53:18Z | - |
dc.date.available | 2019-05-23T14:53:18Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Aparecida Bernardo. Alfabetização e letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas. 2007. 57f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41949 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Processo de ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Alfabetização e letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho tem como título: Alfabetização e Letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas. A justificativa consiste na necessidade de conhecer o processo de alfabetização, despertando para a importância do ato de letrar e destacando as problemáticas existentes. Assim, tem-se como objetivo principal investigar o conjunto de habilidades e competências que devem permear tal processo, para garantir que a didática aplicada na prática do alfabetizador possa torná-lo um mediador eficaz e consciente de seu papel formativo e construtor de mentes capazes de interpretar e interagir com seu meio social. Como objetivos específicos, pode-se destacar os seguintes: compreender as relações existentes entre os termos Alfabetização e Letramento; analisar o processo histórico no qual ambos estão inseridos e os instrumentos de caráter didático e metodológico presentes no processo de Alfabetização. Para que tais objetivos fossem alcançados, o trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas bibliográficas e teve como aporte metodológico a aplicação da entrevista informal ou espontânea, quando então se pôde, a partir de tais instrumentos, saber-se que o Letramento não deve ser dissociado do processo de Alfabetização, pois além das habilidades de ler e escrever, é indispensável propiciar a capacidade de interpretar e refletir acerca do que se lê e escreve. Além disso, a Inteligência Emocional, bem como as múltiplas inteligências, devem ser princípios norteadores da prática e objetivo dos alfabetizadores, até porque, para aprender e ser autônomo, questões como por exemplo a auto-estima, defendidas pela Inteligência Emocional, se tornam essenciais. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPP - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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