Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41934
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFreitas, Raquel Coelho de-
dc.contributor.authorMelo Neto, Carlos Roberto Cals de-
dc.date.accessioned2019-05-23T13:50:01Z-
dc.date.available2019-05-23T13:50:01Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMELO NETO, Carlos Roberto Cals de. Por uma hermenêutica restaurativa: sistema socioeducativo, lacunas normativas e crise de interpretação do ECA. 2019. 243 f. : Dissertação (Mestrado em Direito) - Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41934-
dc.description.abstractThe research investigates the way the gaps in the laws about rights of children influences the juvenile justice in Brazil, aiming to present an Restorative Justice based solution to the gap generated problems. The way on that juvenile offenders and juvenile justice workers comprehends the incarceration and no incarceration sanctions will be analized, looking to understand how this co mprehension is conditioned by the gaps. This research will then investigate the Restorative Justice model in development in Brazil on a bibliographical and law basis aiming to achieve a way to bridge the gap that is in order with the Holistic Protection Doctrine.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDireito da Criança e do Adolescentept_BR
dc.subjectSistema Socioeducativopt_BR
dc.subjectJustiça Restaurativapt_BR
dc.titlePor uma hermenêutica restaurativa: sistema socioeducativo, lacunas normativas e crise de interpretação do ECApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa busca investigar de que forma as lacunas das leis 8.069 de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente) e do SINASE (12.594 de 2012) influenciam, negativamente, a implementação do Sistema Socioeducativo no Brasil, com escopo de propor uma forma de superação a partir do conceito de Enfoque Restaurativo. Para tanto, será investigado de que forma socioeducandos e profissionais dos programas de execução e do Sistema de Justiça percebem e interpretam as medidas privativas e não privativas de liberdade e de que forma tais interpretações estão condicionadas pelas lacunas identificadas, a partir da análise de pesquisas acadêmicas sobre o tema. Isso posto, a estudo irá prosseguir com a compreensão do modelo de Justiça Restaurativa em construção no Brasil, verificando, a partir da análise normativa e bibliográfica, de que modo tais ideias podem contribuir com o preenchimento das lacunas identificadas, de forma coerente com a Doutrina da Proteção Integral.pt_BR
Aparece nas coleções:FADIR - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_dis_crcmeloneto.pdf3,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.