Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41932
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Raimundo Nonato de | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-23T13:43:24Z | - |
dc.date.available | 2019-05-23T13:43:24Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Raimundo Nonato de. Socialização na família e seus efeitos na aprendizagem escolar. 2005. 48f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41932 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Homem e sociedade | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Corpo docente | pt_BR |
dc.title | Socialização na família e seus efeitos na aprendizagem escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A educação é um dos fatores de maior contribuição para que o homem e a sociedade, como um todo, atinjam suas metas de cidadania. A época moderna exige que todos pensem em uma escola capaz de atingir o homem por inteiro, ativando sua inteligência, seus sentidos e sua vontade, para que caminhe livremente na direção de positivas ações. Urge, também, que a família, juntamente com a escola, realize um trabalho integrado conscientizando-se de que o espírito de cooperação nas relações de pais e mestres trará sempre resultados positivos. Traz uma demonstração da necessidade do trabalho participativo que envolva os diversos agentes da área educativa. Mostra que a área da educação tem como objetivo o resgate de uma visão mais globalizante do processo de educação e, conseqüentemente, dos problemas decorrentes desse processo. O trabalho segue apresentando a importância da parceria família/escola no processo de aprendizagem do educando. Retrata que a família, como primeiro sistema de educação da criança, recebe total credibilidade por parte desta; representando, assim, a instituição que detém maior grau de condições para orientá-la. Mostra, também, a realidade do envolvimento dos pais com o processo educacional e de socialização e seu condicionamento as relações que se desenvolve no seio da família. Aborda aspectos importantes como um modelo sistêmico de se entender as dificuldades da educação, a importância da estrutura familiar, da formação da identidade, do funcionamento familiar, as mudanças que se fazem necessárias dentro do projeto educacional vigente no nosso país exigem o comprometimento não só das escolas, mas também da família da comunidade e de toda a sociedade. Conclui que, somente através de uma ação multidisciplinar envolvendo todos os profissionais afins e, principalmente, levando-se em conta a formação plena e renovada do corpo docente, conduziria-se ao desenvolvimento de todas as potencialidades do educando, tornando-o realmente em agente transformador da sociedade capaz de auto promover-se como cidadão. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_tcc_rncarvalho.pdf | 239,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.