Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41932
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Gláucia Maria de Menezes-
dc.contributor.authorCarvalho, Raimundo Nonato de-
dc.date.accessioned2019-05-23T13:43:24Z-
dc.date.available2019-05-23T13:43:24Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationCARVALHO, Raimundo Nonato de. Socialização na família e seus efeitos na aprendizagem escolar. 2005. 48f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41932-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHomem e sociedadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCorpo docentept_BR
dc.titleSocialização na família e seus efeitos na aprendizagem escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA educação é um dos fatores de maior contribuição para que o homem e a sociedade, como um todo, atinjam suas metas de cidadania. A época moderna exige que todos pensem em uma escola capaz de atingir o homem por inteiro, ativando sua inteligência, seus sentidos e sua vontade, para que caminhe livremente na direção de positivas ações. Urge, também, que a família, juntamente com a escola, realize um trabalho integrado conscientizando-se de que o espírito de cooperação nas relações de pais e mestres trará sempre resultados positivos. Traz uma demonstração da necessidade do trabalho participativo que envolva os diversos agentes da área educativa. Mostra que a área da educação tem como objetivo o resgate de uma visão mais globalizante do processo de educação e, conseqüentemente, dos problemas decorrentes desse processo. O trabalho segue apresentando a importância da parceria família/escola no processo de aprendizagem do educando. Retrata que a família, como primeiro sistema de educação da criança, recebe total credibilidade por parte desta; representando, assim, a instituição que detém maior grau de condições para orientá-la. Mostra, também, a realidade do envolvimento dos pais com o processo educacional e de socialização e seu condicionamento as relações que se desenvolve no seio da família. Aborda aspectos importantes como um modelo sistêmico de se entender as dificuldades da educação, a importância da estrutura familiar, da formação da identidade, do funcionamento familiar, as mudanças que se fazem necessárias dentro do projeto educacional vigente no nosso país exigem o comprometimento não só das escolas, mas também da família da comunidade e de toda a sociedade. Conclui que, somente através de uma ação multidisciplinar envolvendo todos os profissionais afins e, principalmente, levando-se em conta a formação plena e renovada do corpo docente, conduziria-se ao desenvolvimento de todas as potencialidades do educando, tornando-o realmente em agente transformador da sociedade capaz de auto promover-se como cidadão.pt_BR
Aparece nas coleções:EPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_tcc_rncarvalho.pdf239,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.