Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41915
Tipo: | TCC |
Título: | Atividades lúdicas como facilitadoras da aprendizagem infantil |
Autor(es): | Araújo, Maria Aldira Queiroz de |
Orientador: | Agrello, Marisa Pascarelli |
Palavras-chave: | Processo ensino aprendizagem;Avaliação da Educação;Lúdico |
Data do documento: | 2005 |
Citação: | ARAÚJO, Maria Aldira Queiroz de. Atividades lúdicas como facilitadoras da aprendizagem infantil. 2005. 73f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005. |
Resumo: | Este trabalho investiga a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem, tendo objetivos problematizar o conceito de lúdico, historiando sua evolução, identificar as atividades pedagógicas envolvendo o lúdico realizado na escola, avaliar os resultados decorrentes do desenvolvimento do lúdico no processo ensino-aprendizagem. Portanto a proposta básica desta pesquisa foi evidenciar a relevância que o lúdico apresenta para a escolarização da criança na fase da educação infantil, como um dos recursos facilitadores da aprendizagem. O Lúdico é uma das necessidades básicas do corpo e da mente. A necessidade do prazer, da alegria, e particularmente a procura do jogo são tendências naturais, e talvez entre os mais fortes, pois as crianças brincam por toda a parte e sempre. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, e está dividida em seis capítulos. A princípio fez-se a Evolução Histórica do lúdico. Em seguida comentou-se a importância do lúdico, retratando-se o valor de atividades como o jogo, a mímica, o teatro e a sucata para o desenvolvimento emocional, social, cognitivo e motor da criança; o terceiro trata do professor de educação infantil, o quarto apresenta o lúdico numa perspectiva psicopedagógica enfocando as diversas formas de brincar; o quinto aborda as fases do desenvolvimento e jogos segundo Piaget e por último conceitos sobre jogo, brincadeira e brinquedo segundo vários teóricos. Após a análise dos resultados da pesquisa, constatou-se e apontou algumas considerações importantes que o lúdico é um recurso essencial para trabalhar e desencadear a fluidez do processo de aprendizagem na educação infantil, dentre elas: o lúdico é um recurso bastante rico para aprendizagem e o desenvolvimento da criança e deve ser utilizado no cotidiano das atividades da educação infantil; as atividades lúdicas são proporcionadoras de divertimento e influenciam na elaboração do conhecimento infantil; o jogo, a brincadeira e o brinquedo são recursos que favorecem a aprendizagem da criança, dão significados à sua realidade, desenvolvem habilidades, contribuem para a formação de sua personalidade e organizam suas relações com os objetos, com os espaços e com os outros; a educação infantil é um período de suma importância para a criança, sendo a base de sua socialização e da construção da inteligência e o professor deve ter o conhecimento da diferença essencial que separa os modos de sentir, agir e pensar da criança e do adulto para poder oferecer àquilo que é interessante. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41915 |
Aparece nas coleções: | EPP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_tcc_maqaraujo.pdf | 480,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.