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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Xilogravura: os percursos da criação popular
Título em inglês: Xylograph. The trends of popular creation
Autor(es): Carvalho, Francisco Gilmar Cavalcante de
Palavras-chave: Popular;Habilidade;Invenção;Editoração e arte
Data do documento: 1995
Instituição/Editor/Publicador: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
Citação: CARVALHO, Francisco Gilmar Cavalcante de. Xilogravura: os percursos da criação popular. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo (SP), n. 39, p. 143-158, 1995.
Resumo: Recurso tipográfico dos jornais brasileiros do século XIX, a xilogravura foi incorporada pela editoração popular nordestina como ilustração das capas da literatura de folhetos. Este texto tenta dar conta de como essa manifestação, de certo modo utilitária, ganhou estatuto de obra-de-arte. A partir da década de 60, xilógrafos passaram a cortar, nos tacos de umburana, álbuns com formato padronizado e temática definida, como forma de superar o declínio da literatura de folhetos e para ganhar espaço no mercado de arte.
Abstract: A typographic recource of Brazlian newspaper in the Nineteenth century, xylography was shared in by popular northeastern publishing as cover illustrations of litterature booklets. The following text tries to makes clear how that useful style, in a certain way, has reached the status of artwork. From the sixtles on, xylographers started to carve in the piedes of umburana wood, albuns with a sharted from and a previously established subject, as means to overcome the decline of litterature booklets and in order to take place on the art trading.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41875
ISSN: 0020-3874
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