Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41822
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Tecnologías en la educación musical a distancia en contextos universitarios brasileños: una mirada hacia la práctica docente. |
Autor(es): | Borne, Leonardo da Silveira |
Palavras-chave: | Educación musical a distancia;Tecnología y educación musical;Trabajo docente;Objetos de aprendizaje;Entornos virtuales de aprendizaje |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | BORNE, L.S. (2016) |
Resumo: | O presente artigo aborda as tecnologias usadas em práticas de educação musical em contextos universitários brasileiros. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de pós-graduação e se centra nas percepções de oito professores de graduação em música sobre suas escolhas, os recursos e os usos dos Objetos de Aprendizagem (OA) e dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) em cursos de música online. Através de um estudo de natureza qualitativa, que teve como apoio a teoria do Trabalho Docente (Tardif e Lessard, 2008), pude verificar as maneiras que os docentes caracterizam o OA, a partir de suas dimensões tecnológica e de implementação ou a educacional e pedagógica; e, sobre o AVA, os pontos de referência que os participantes o detalham, seja do ponto de vista da articulação tecnológica, seja da interação entre os atores envolvidos. Ao longo do artigo também são abordados temas como a EAD na educação musical e seus desdobramentos. |
Abstract: | This paper focuses on the technologies used in music education practices in Brazilian university contexts. This is a part of a previous graduate research and has as its center of attention the perception of eight undergraduate music professors about their choices, resources and uses of Learning Objects (LO) and Learning Virtual Environments (LVE) in online music courses. Carried through a study of qualitative nature, which was sustained with the Teachers’ Work theory (Tardif and Lessard, 2008), I could verify: the ways the professors characterize the LO, either from the technological and implementation or the educational and pedagogical dimension; and, about the LVE, the points of reference which the participants detail it, from the technological articulation characteristics or the interaction among the actors involved. Also throughout the article, I approach the Distance Education in contexts of music education and its consequences. |
Resumen: | Este artículo se centra en las tecnologías usadas en las prácticas de educación musical en contextos de universidades en Brasil. Este documento surge de una investigación de posgrado que se enfocó en las percepciones de ocho maestros de licenciatura en música sobre los recursos, sus elecciones, y los usos de los Objetos de Aprendizaje (OA) y de los Entornos Virtuales de Aprendizaje (EVA) en cursos en línea. A través de un estudio cualitativo, que tuvo como base los pensamientos de Tardif y Lessard (2008) sobre el trabajo docente, pude verificar las maneras con las que los docentes caracterizan el OA, ya sea en sus dimensiones tecnológicas y de implementación o la educativa y pedagógica. Igualmente, sobre el EVA, pude examinar los puntos que toman como referencia cuando los participantes lo detallan, desde la articulación tecnológica o desde la interacción entre los actores. A lo largo del artículo, también son abordados tópicos como la EAD en la educación musical y sus consecuencias. |
Descrição: | BORNE, L.S.. Tecnologías en la educación musical a distancia en contextos universitarios brasileños: una mirada hacia la práctica docente. Cuadernos de Musica, Artes Visuales y Artes Escenicas, v. 11, p. 80-95, 2016. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41822 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CSOBRAL - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_artg_lsborne.pdf | 157,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.