Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41816
Tipo: TCC
Título : Influência do lúdico no processo de aprendizagem
Autor : Paiva, Aldênia Núbia Gomes Ferreira
Tutor: Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
Palabras clave : Avaliação da aprendizagem;Processo ensino-aprendizagem
Fecha de publicación : 2005
Citación : PAIVA, Aldênia Núbia Gomes Ferreira. Influência do lúdico no processo de aprendizagem. 2005. 52f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho faz uma abordagem sobre a influencia do lúdico no processo de aprendizagem, tendo como objetivo correlacionar o lúdico, a brincadeira de infância, como recurso capaz de contribuir para o desenvolvimento das funções cognitivas da criança, bem como fazer associação da atividade nervosa à cognição, objeto de estudo da neuropsicologia. A complexidade que o tema possui justifica o interesse pelo desenvolvimento do estudo. Para sua concretização foi feita uma pesquisa bibliográfica firmada em autores entre os quais pode-se citar Piaget (1997), Vygostky (1989), Manacorda (2000), Macedo (1994), Kishimoto (1998), entre outros. Consta o referido estudo de três capítulos, onde em primeiro plano faz um comentário sobre o brincar no contexto da história, destacando assim uma trajetória sobre os princípios fundamentais desta atividade que quando monitorada por pessoas qualificadas pode-se favorecer o desenvolvimento da aprendizagem da criança. O segundo capítulo consta de um estudo sobre os aspectos cognitivo e afetivo do processo de aprendizagem, dando neste sentido uma fundamentação psicológica e pedagógica ao estudo, no terceiro capítulo tece comentário sobre o desenvolvimento cognitivo e psicomotor. Após este estudo chegar a conclusão de que o lúdico detém significativa importância no contexto do processo de aprendizagem, tendo em vista favorecer o despertar do interesse e da percepção.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41816
Aparece en las colecciones: EPP - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2005_tcc_angfpaiva.pdf429,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.