Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41777
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Ana Carmita Bezerra de-
dc.contributor.authorMendes, José Ernandi-
dc.date.accessioned2019-05-20T12:14:39Z-
dc.date.available2019-05-20T12:14:39Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationSOUZA, Ana Carmita Bezerra de; MENDES, José Ernandi. Aspectos históricos da profissionalização docente: entre a religião e a feminização. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 12-18.pt_BR
dc.identifier.isbn85 7282 202 X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41777-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectMagistériopt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAspectos históricos da profissionalização docente: entre a religião e a feminizaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA gênese do magistério, como existe hoje, ocorre a partir do século XV, junto às transformações que produziram a Modernidade. Com o surgimento das cidades, nos séculos XI, XII e XIII, assiste-se ao aparecimento de um novo modelo de educação, sintonizado com os objetivos da classe em ascensão, a burguesia. É desta época que aparecem as primeiras escolas, cujos profissionais são nomeados por autoridades municipais. Esboça-se a estrutura escolar tal qual conhecemos, porém, somente a partir do século XV é que vão surgir instituições voltadas à educação de crianças. As transformações experimentadas entre a Idade Média e a Modernidade têm grande influência no processo de mudanças das representações sociais de homem e de mundo. A educação torna-se, gradativamente, expressão da relação com o trabalho, promovendo o “desejo de adquirir”, bastante identificado com o espírito de “iniciativa privada” inerente ao modo de produção capitalista. Com os novos parâmetros de civilização, surge uma concepção de infância e de sociedade disciplinadora, necessária à produção de indivíduos que se submetam aos objetivos da racionalidade. Portanto, a partir do século XVI, num contexto fortemente influenciado pela Reforma Protestante, cresce a importância da educação, fomentando nas massas a necessidade de conhecer a Bíblia através da leitura. c[...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_eve_acbsouza.pdf25,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.