Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41645
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dantas, Maria José | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-14T15:27:40Z | - |
dc.date.available | 2019-05-14T15:27:40Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | DANTAS, Maria José. A história da educação vista por diferentes olhares. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 178-186. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85 7282 202 X | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41645 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escolas normais | pt_BR |
dc.subject | Tendência Marxista | pt_BR |
dc.title | A história da educação vista por diferentes olhares | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A História da Educação surgiu no século XIX, aliada à Filosofia e como ciência auxiliar da Pedagogia, mas desenvolveu-se principalmente nas Escolas Normais e em cursos para formação de professores. Após 1980, tem apresentado mudanças significativas, seja pela criação de grupos de pesquisas em instituições de ensino superior, seja pela realização de congressos nacionais, internacionais e locais destinados ao encontro e intercâmbio de pesquisadores dedicados a essa área. Grande parte dessas mudanças se deve à eleição de novos objetos e de novos procedimentos de pesquisa. Atualmente existe uma tendência na comunidade de historiadores quanto às renovações temática e metodológica relacionadas aos estudos nessa disciplina. Nas décadas de 1960 e 1970, predominavam as pesquisas que optavam por uma tendência marxista de interpretação. A partir da década de 1980, já encontramos trabalhos voltados para o viés que utiliza os conteúdos engajados na Nova História Cultural. O interesse por práticas e materiais pedagógicos não considerados anteriormente, tais como vasculhamento de arquivos, estudos autobiográficos, dentre outros, nos faz acreditar que está se formando uma nova geração de pesquisadores.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGH - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_eve_mjdantas.pdf | 31,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.