Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41641
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Concepções de história: desafios atuais |
Autor(es): | Ribeiro, Luís Távora Furtado |
Palavras-chave: | História;Processo de Ensino-Aprendizagem;Problemática educacional |
Data do documento: | 2006 |
Instituição/Editor/Publicador: | Edições UFC |
Citação: | RIBEIRO, Luís Távora Furtado. Concepções de história: desafios atuais. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 146-152. |
Resumo: | Para falar da missão da história nos dias atuais recorro a Jacques Le Goff (2001) e a Erik Hobsbawm (1996). Para o primeiro, cabe à História refletir para o tempo presente e compreender um mundo marcado por uma “instabilidade definitiva”. Para isso cabe realizar uma tarefa indispensável e complexa: relacionar a vida cotidiana – moda, costumes, sexualidade, gastronomia, manifestações religiosas, hábitos de consumo – a um tempo em que ocorrem mudanças de longa duração – guerras , revoluções, pandemias, ciência, arte. Por sua vez, Hobsbawm menciona o mais “lúgubre” problema que atinge as novas gerações: a perda da noção de passado público. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41641 |
ISBN: | 85 7282 202 X |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_eve_ltfribeiro.pdf | 27,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.