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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41638
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Vasconcelos, José Gerardo | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-14T14:20:17Z | - |
dc.date.available | 2019-05-14T14:20:17Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, José Gerardo. Discurso poético, narrativas e processos por tentativa de homicídio: indícios da vida de Manoel Henrique Pereira (1895/1900-1924). In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 114-124. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85 7282 202 X | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41638 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia – UFBA | pt_BR |
dc.subject | Capoerista | pt_BR |
dc.subject | O justiceiro de Santo Amaro | pt_BR |
dc.title | Discurso poético, narrativas e processos por tentativa de homicídio: indícios da vida de Manoel Henrique Pereira (1895/1900-1924) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Tem esse estudo o objetivo de analisar indícios discursivos ou documentais que se constituíram a partir da vida e da morte de Manoel Henrique Pereira, o Besouro Cordão de Ouro. O texto aqui apresentado é parte dos estudos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia – UFBA (2002), como requisito do Estágio de Pós-Doutorado. O personagem estudado é um dos mais aclamados nas rodas de capoeira. Várias músicas e poesias são entoadas em sua homenagem. O justiceiro de Santo Amaro revive na memória dos capoeiristas de todo mundo. Sendo assim muitos discursos se foram formando em torno de sua vida e de sua morte. Desencontros, disputas mnemônicas, silêncio e a mística que comporta múltiplas interpretações. Falar de Besouro é por si só um grande espetáculo que se desloca pelo cenário das rodas de capoeira. Da roda imaginária que invade nossas lembranças, aplaca nossos símbolos enlaçados aos rituais entoados pela musicalidade e palas vozes dos capoeiristas. É lembrado como bandido, por uns; justiceiro e militante, por outros. Inspira a literatura. Move a potente máquina jurídica. Uma vida curta marcada pela intensidade do seu tempo. Um tempo de proibições e perseguições aos capoeiristas. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGH - Trabalhos apresentados em eventos |
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