Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41634
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Enilce Lima Cavalcante de | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-14T14:03:33Z | - |
dc.date.available | 2019-05-14T14:03:33Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Enilce Lima Cavalcante de. Historiografia e experiências da educação libertária: fontes para a história da educação no Brasil. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 63-72. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85 7282 202 X | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41634 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Educacional libertária | pt_BR |
dc.subject | História da Educação | pt_BR |
dc.subject | Socialismo Libertário | pt_BR |
dc.title | Historiografia e experiências da educação libertária: fontes para a história da educação no Brasil | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho é parte da monografia elaborada para conclusão do curso de especialização na área da educação. O tema então desenvolvido tratava de um estudo sobre a Pedagogia Libertária, nos planos teórico e prático, utilizando conceitos e exemplos da teoria anarquista do começo do século XX. Nesse sentido, o intuito era contribuir para uma recuperação histórica da proposta educacional libertária no Brasil e no mundo. Aqui a proposta é apontar alguns exemplos da prática educacional libertária nos anos de 1900 a 1920, descortinando certas lacunas comumente encontradas nos índices de História da Educação no Brasil, que, ou omitem por completo ou não dimensionam coerentemente o espaço ocupado por tais práticas pedagógicas. Não cabe neste texto relevar outra necessidade urgente, que introduz e perfaz os primeiros capítulos da monografia já citada, qual seja: a teoria que fundamenta as propostas anarquistas para a Educação. Apesar disso, citem-se a termo de informação os textos de Mikhail Bakunin – “O Socialismo Libertário” e “Deus e o Estado”; de Sílvio Galo – “Pedagogia do Risco. Experiências anarquistas em educação”; de Edmond-Marc Lipiansky – “A Pedagogia Libertária”; da organização de Felix Garcia Moriyón “Educação Libertária” e por fim, por que a lista é longa e aqui não caberia, a seleção de textos de George Woodcock em “Os grandes escritos Anarquistas”.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_eve_elcsouza.pdf | 36,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.