Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41630
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMendes, José Ernandi-
dc.contributor.authorCarvalho, Sandra Maria Gadelha de-
dc.date.accessioned2019-05-14T13:21:13Z-
dc.date.available2019-05-14T13:21:13Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationMENDES, José Ernandi; CARVALHO, Sandra Maria Gadelha de. O memorial como instrumento da metodologia da interpretação em pesquisas sobre vida e trabalho dos professores e professoras. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 241-250.pt_BR
dc.identifier.isbn85 7282 202 X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41630-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectRede pública municipal de ensinopt_BR
dc.titleO memorial como instrumento da metodologia da interpretação em pesquisas sobre vida e trabalho dos professores e professoraspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrConhecer algo tão específico quanto a docência na rede pública municipal pressupõe o uso de enfoques teóricos diversos capazes de captar aspectos e dimensões que compõem o todo contraditório do trabalho do professor. Numa perspectiva dialética é possível e necessário lançar mão de múltiplos olhares. O caminho da pesquisa não é um mero elo entre o sujeito e o tema a ser pesquisado; antes, é uma relação profunda de onde emergem procedimentos capazes de promover a identidade de um com o outro, tornando-os cúmplices de um mesmo processo. A metodologia é, portanto, uma síntese desta relação e está associada ao olhar do sujeito na sua forma e intensidade (MENDES, 2005). A opção de procurar entender o professorado em suas dimensões objetiva e subjetiva, se dá de forma consciente sobre o minado campo do contexto onde está inserido. Consciente também são os riscos que se corre frente às interpretações dos leitores, pois as linguagens, como formas simbólicas, são inevitavelmente perigosas. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_eve_jemendessmgcarvalho.pdf35,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.