Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41630
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mendes, José Ernandi | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Sandra Maria Gadelha de | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-14T13:21:13Z | - |
dc.date.available | 2019-05-14T13:21:13Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, José Ernandi; CARVALHO, Sandra Maria Gadelha de. O memorial como instrumento da metodologia da interpretação em pesquisas sobre vida e trabalho dos professores e professoras. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 241-250. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85 7282 202 X | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41630 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Rede pública municipal de ensino | pt_BR |
dc.title | O memorial como instrumento da metodologia da interpretação em pesquisas sobre vida e trabalho dos professores e professoras | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Conhecer algo tão específico quanto a docência na rede pública municipal pressupõe o uso de enfoques teóricos diversos capazes de captar aspectos e dimensões que compõem o todo contraditório do trabalho do professor. Numa perspectiva dialética é possível e necessário lançar mão de múltiplos olhares. O caminho da pesquisa não é um mero elo entre o sujeito e o tema a ser pesquisado; antes, é uma relação profunda de onde emergem procedimentos capazes de promover a identidade de um com o outro, tornando-os cúmplices de um mesmo processo. A metodologia é, portanto, uma síntese desta relação e está associada ao olhar do sujeito na sua forma e intensidade (MENDES, 2005). A opção de procurar entender o professorado em suas dimensões objetiva e subjetiva, se dá de forma consciente sobre o minado campo do contexto onde está inserido. Consciente também são os riscos que se corre frente às interpretações dos leitores, pois as linguagens, como formas simbólicas, são inevitavelmente perigosas. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_eve_jemendessmgcarvalho.pdf | 35,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.