Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41615
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A educação indígena no Brasil: uma análise a partir das ações missionárias e do estado |
Autor(es): | Sousa, Flávia Alves de |
Palavras-chave: | Educação indígena no Brasil;Experiência dos grupos indígenas do Ceará- Pitaguary |
Data do documento: | 2006 |
Instituição/Editor/Publicador: | Edições UFC |
Citação: | SOUSA, Flávia Alves de. A educação indígena no Brasil: uma análise a partir das ações missionárias e do estado. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 43-53. |
Resumo: | Neste artigo proponho-me a desenvolver um pensar sobre a educação indígena no Brasil, com a intenção de apresentar uma análise crítica das ações da Igreja e do Estado que se voltaram para a formação educativa (formal) da população indígena brasileira, considerando desde as primeiras iniciativas. Algumas questões podem orientar esse pensar: como foi a educação dos índios no Brasil? O que caracterizava essa educação? Qual a intenção educativa dos Missionários e do Estado? E atualmente, como podemos pensar essa educação, o que a caracteriza? Esse olhar sobre a educação indígena atual será desenvolvida a partir da experiência dos grupos indígenas do Ceará, tendo como referência os Pitaguary, que estão localizados na Região Metropolitana de Fortaleza – Maracanaú.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41615 |
ISBN: | 85 7282 202 X |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_eve_fasousa.pdf | 39,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.