Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41576
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Gláucia Maria de Menezes-
dc.contributor.authorSilva, Lidiane Porfírio-
dc.date.accessioned2019-05-10T18:55:28Z-
dc.date.available2019-05-10T18:55:28Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSILVA, Lidiane Porfírio. Identidade profissional do pedagogo. 2012. 65f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41576-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectPedagogopt_BR
dc.titleIdentidade profissional do pedagogopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho teve como objetivo conhecer a identidade profissional do pedagogo. Para tanto, fizemos uma contextualização histórica do Curso de Pedagogia no Brasil, também analisamos documentos que regulamentavam a profissão Pedagogo, e procuramos identificar, caracterizar e analisar as concepções dos alunos do Curso de Pedagogia, sobre sua formação e campo de atuação. A investigação fundamentou-se em uma abordagem qualitativa do tipo bibliográfica, realizada através de levantamento, seleção, fichamento e arquivamento de informações relacionadas à pesquisa. Foram utilizados como instrumento de coleta da pesquisa, os questionários dirigidos aos pedagogos, a análise de documentos e revisão de literaturas. O suporte teórico do estudo teve embasamento nas concepções de autores como Silva, Libâneo, Pimenta, Sales, Matos, Vieira, Cavalcante, entre outros. Verificou-se que a construção do processo identitário do pedagogo se revela a partir da mudança de postura destes profissionais, à medida que buscam refletir sua prática docente, aliando esta, ao conhecimento obtido teoricamente. Também, na fala dos sujeitos da proposta de estudo de caso, observou-se que estes se posicionam com mais propriedade, em se tratando dos conhecimentos teóricos, mas se consideram despreparados para atuar na docência, pois estes sinalizam a necessidade de haver uma mudança na abordagem dos conteúdos do Curso de Pedagogia, principalmente, os que estão relacionados, diretamente, com a prática pedagógica.pt_BR
Aparece nas coleções:EDES - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_lpsilva.pdf489,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.