Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41576
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes | - |
dc.contributor.author | Silva, Lidiane Porfírio | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-10T18:55:28Z | - |
dc.date.available | 2019-05-10T18:55:28Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lidiane Porfírio. Identidade profissional do pedagogo. 2012. 65f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41576 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Pedagogo | pt_BR |
dc.title | Identidade profissional do pedagogo | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho teve como objetivo conhecer a identidade profissional do pedagogo. Para tanto, fizemos uma contextualização histórica do Curso de Pedagogia no Brasil, também analisamos documentos que regulamentavam a profissão Pedagogo, e procuramos identificar, caracterizar e analisar as concepções dos alunos do Curso de Pedagogia, sobre sua formação e campo de atuação. A investigação fundamentou-se em uma abordagem qualitativa do tipo bibliográfica, realizada através de levantamento, seleção, fichamento e arquivamento de informações relacionadas à pesquisa. Foram utilizados como instrumento de coleta da pesquisa, os questionários dirigidos aos pedagogos, a análise de documentos e revisão de literaturas. O suporte teórico do estudo teve embasamento nas concepções de autores como Silva, Libâneo, Pimenta, Sales, Matos, Vieira, Cavalcante, entre outros. Verificou-se que a construção do processo identitário do pedagogo se revela a partir da mudança de postura destes profissionais, à medida que buscam refletir sua prática docente, aliando esta, ao conhecimento obtido teoricamente. Também, na fala dos sujeitos da proposta de estudo de caso, observou-se que estes se posicionam com mais propriedade, em se tratando dos conhecimentos teóricos, mas se consideram despreparados para atuar na docência, pois estes sinalizam a necessidade de haver uma mudança na abordagem dos conteúdos do Curso de Pedagogia, principalmente, os que estão relacionados, diretamente, com a prática pedagógica. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EDES - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_lpsilva.pdf | 489,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.