Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41570
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Andrade, Francisco Ari de | - |
dc.contributor.author | Cruz, Uilma Célia Garcia da | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-10T18:26:29Z | - |
dc.date.available | 2019-05-10T18:26:29Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Uilma Célia Garcia da. Escolha profissional docente: vocação ou opção? 2012. 55f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41570 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Escolha profissional | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Identidade profissional. | pt_BR |
dc.title | Escolha profissional docente: vocação ou opção? | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Nem sempre a escolha desejada ou vocacionada para uma futura carreira será a opção do sujeito, pois esta escolha dependerá de inúmeros fatores que irão desencadear um resultado, nem sempre desejado, mas que estará de acordo com a sua situação ocasional. Nesta pesquisa buscamos analisar a escolha ou opção pelo curso de Pedagogia, com base em algumas teorias norteadoras da escolha profissional, identificando os sujeitos, fatores determinantes da escolha ou “não escolha”, questões relacionadas à formação docente, com abordagens da construção da identidade profissional, histórica e política e o ponto de vista de alguns autores quanto à carreira profissional, como: Selma Garrido, Graça Anastasiou, Maurice Tardif e Claude Lessard. A metodologia que utilizamos foi através de um estudo de caso, com enquete e questionário que abordam questões de escolha ou não pelo curso de Pedagogia, levantando características socioeconômicas e culturais. A pesquisa foi realizada com 56 alunos ingressos no curso de Pedagogia, diurno e noturno, do ano de 2012, primeiro semestre, da Universidade Federal do Ceará. A obtenção dos resultados aponta para 49% dos alunos com escolha pela Pedagogia e 51% que escolheram por descarte frente às questões levantadas de situação socioeconômica, cultural e aferições avaliativas e seletivas. Dos 49% que optaram pela Pedagogia, 73% tem renda abaixo de quatro salários mínimos, corroborando com a pesquisa. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EDES - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_ucgcruz.pdf | 609,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.