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Tipo: TCC
Título: Análise do currículo proposto pela UNESCO para o Curso de Jornalismo
Autor(es): Araújo, Mayara Carolinne Beserra de
Palavras-chave: Ensino superior;Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura-UNESCO;Curso de Jornalismo
Data do documento: 2012
Citação: ARAÚJO. Mayara Carolinne Beserra de. Análise do currículo proposto pela UNESCO para o Curso de Jornalismo. 2012. 54f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012.
Resumo: Neste trabalho analisa-se a importância da formação superior para exercer a profissão de jornalista, diante da conjuntura atual em que a necessidade dessa capacitação por meio da universidade permanece em discussão. O estudo questiona o que oferecem os modelos curriculares dos cursos superiores de jornalismo para serem considerados fundamentais ou apenas complementares. Para o desenvolvimento desse tema, propõe-se um debate inicial sobre a relação entre jornalismo e universidade ao longo da história e, por fim, recorre-se a uma análise pormenorizada do modelo curricular proposto pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) à luz de teóricos especialistas em currículo e tendo por base ainda a realidade cearense, por meio da comparação do modelo da UNESCO com currículos dos cursos de Jornalismo das duas universidades locais: Universidade de Fortaleza e Universidade Federal do Ceará. Com esta pesquisa, percebe-se com maior clareza a importância do Ensino Superior para se exercer o jornalismo com propriedade e excelência. A partir da análise ao modelo proposto foi possível ainda destacar dois dos principais desafios presentes no processo de elaboração de currículos para os cursos de jornalismo: o equilíbrio entre disciplinas teóricas e práticas; e a discrepância entre o conteúdo proposto para a graduação e os programas de pós-graduação, obstáculos estes relativamente sanados no modelo da UNESCO. Sugere-se que as disciplinas teóricas mantenham um grau de importância semelhante ao das práticas, exaltando a relevância de um arcabouço teórico para distinguir um profissional sem formação daquele que busca o Ensino Superior.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41566
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