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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Gláucia Maria de Menezes-
dc.contributor.authorAzevedo, Maria Oziana Luz de-
dc.date.accessioned2019-05-10T17:44:35Z-
dc.date.available2019-05-10T17:44:35Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Maria Oziana Luz de. Evasão no ensino superior na era do conhecimento. 2012. 52f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41564-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.titleEvasão no ensino superior na era do conhecimentopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrVive- se hoje um cenário de modificações aceleradas e profundas. Isto acarreta às pessoas grandes responsabilidades intelectuais, para resolverem as mais diversas situações que se apresentam tanto no plano pessoal quanto profissional. As grandes descobertas que surgiram na economia, na política e em tantos outros setores, nesse período de pós-modernidade, trouxeram necessidades de soluções mais objetivas. Portanto, o ensino superior é almejado por muitos, como mais uma maneira de se buscar o conhecimento, que apresenta- se cada vez mais valioso nestes tempos. Compreender a evasão, sobretudo no ensino superior, é um dos objetivos desta pesquisa. Para isso discute-se as causas da evasão, e aponta-se algumas estratégias para se tentar diminuí-la e apresenta-se algumas estatísticas da evasão no ensino superior brasileiro. Sabendo-se dos desperdícios causados pela evasão, aponta se a mesma, como um fator muito prejudicial ao desenvolvimento do país e como um dos males que afligem as instituições de ensino superior (IES). Aborda- se nesta discussão os direitos e deveres da comunidade acadêmica com o objetivo de facilitar a convivência de todos nestas instituições, e também contribuir para a diminuição da evasão. O cenário de mudanças aceleradas mencionado, configura um novo modelo de sociedade universal, chamada nesta pesquisa “sociedade do conhecimento, ou da cognição”, onde todos querem ser mais esclarecidos e atuar de forma mais significativa. É neste contexto que busca-se fundamentação, e discute-se algumas idéias para estabelecer um ambiente mais agradável para viver. Sendo assim, discute-se a importância de cursar e concluir o ensino superior de maneira a contribuir como profissional que atuará nesta sociedade com saber mais elevado. É por isso que se dá esta importância ao tema da evasão no ensino superior, que deve ser tratada com maior atenção nesta era do conhecimento, pois se acredita que na universidade as mentes abrem- se para o novo. A evasão precisa ser tratada com muito mais zelo do que se tem tratado até agora. São as IES, que devem preparar o indivíduo para funcionar no mundo globalizado, do progresso científico, e dos avanços da sociedade da informação. Um sonho de muitos, para alguns, utopia, mas que agora surge nesta sociedade mais conscientizada e universal.pt_BR
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