Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41508
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinheiro, Maria Nerice dos Santos-
dc.contributor.authorAraújo, Osmar Hélio Alves-
dc.date.accessioned2019-05-09T12:33:25Z-
dc.date.available2019-05-09T12:33:25Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Maria Nerice dos Santos; ARAÚJO, Osmar Hélio Alves. A construção da práxis e da formação docente em interface com a tecnologia. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 688-696. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41508-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdUECEpt_BR
dc.subjectTarefas cotidianaspt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleA construção da práxis e da formação docente em interface com a tecnologiapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAtualmente a proliferação dos avanços tecnológicos permeiam todos os setores da sociedade, inclusive na educação, visando contribuir para a praticidade das tarefas cotidianas e apresentam-se prósperos para o enriquecimento das práticas pedagógicas a partir dos seus recursos, dentre eles o computador, a internet e os softwares. Estamos em um momento em que a escola é interpelada pelas mudanças trazidas ao contexto social pelas transformações tecnológicas que estão a solicitar a sua inserção nos processos ensino e aprendizagem a fim de fazer cercear do campo educativo o ensino tradicional e transpor as fronteiras da distância que separa a escola das inovações tecnológicas. Bem como, para fazer emergir um paradigma educacional a partir do qual a escola oportunize aos discentes proatividade na construção do conhecimento por meio de uma aprendizagem interativa, colaborativa e rica em recursos que possibilitem recriar a realidade. Em interface aos recursos tecnológicos,convém perguntarmos: a escola está preparada para utilizar de forma coerente e adequada esses recursos? Seguindo a mesma linha de pensamento é oportuno acrescentarmos: há a necessidade de transformarmos a escola em uma instituição contemporânea? Como atrelar as frequentes mudanças tecnológicas a formação dos professores a fim de instrumentalizá-los para utilizar os recursos tecnológicos de forma laboriosa e eficiente no cotidiano escolar?[...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_mnspinheiro.pdf13,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.