Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41505
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Francisco Joel Magalhães da | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-09T12:12:49Z | - |
dc.date.available | 2019-05-09T12:12:49Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Francisco Joel Magalhães da. Educação e o processo de romanização na Diocese do Crato: o exemplo do Colégio Diocesano 1927 – 1988. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 642-650. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447 2085 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41505 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | EdUECE | pt_BR |
dc.subject | Romanização da educação | pt_BR |
dc.subject | Reforma e criação de escolas | pt_BR |
dc.subject | Diocese do Crato | pt_BR |
dc.title | Educação e o processo de romanização na Diocese do Crato: o exemplo do Colégio Diocesano 1927 – 1988 | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo tem como proposta o entendimento acerca do processo de romanização da educação e a consequente reforma e criação de escolas confessionais, observando o papel desempenhado por estas instituições e a forma como elas contribuíram para a manutenção da Diocese do Crato. Neste sentido, a nossa discussão tenta aliar as temáticas a respeito de religião e educação, envolvendo as ações instrucionais da Igreja Católica com vistas à romanização da educação. Esse marco temporal é de grande importância para o campo educacional da Região do Cariri cearense, pois é a partir do seu início que se percebe a ação de Dom Quintino, primeiro bispo, indicado para a recém-criada, diocese do Crato, cujo trabalho se mostrou direcionado para a educação. Sua ação pastoral voltou-se para o aperfeiçoamento e para a criação de uma estrutura educacional que correspondesse às expectativas do projeto de romanização da educação no Estado do Ceará, segundo o Concílio Vaticano I.183 A partir de 1890, com a quebra do regime do Padroado184, a Igreja, agora, separada do Estado, daria início a essa reforma, de acordo com as orientações advindas da Santa Sé Romana, as quais estabeleciam novos padrões para a organização eclesiástica e para as práticas religiosas a serem implantadas junto aos fiéis. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_fjmcosta.pdf | 13,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.