Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41481
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilveira, Eveline Maria de Azevedo-
dc.contributor.authorLima Neto, José Melinho de-
dc.contributor.authorRibeiro, Luís Távora Furtado-
dc.date.accessioned2019-05-08T12:40:43Z-
dc.date.available2019-05-08T12:40:43Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Eveline Maria de Azevedo; LIMA NETO, José Melinho de; RIBEIRO, Luís Távora Furtado. Educação integral e a disciplina na escola. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 482-489. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41481-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdUECEpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDisciplina educacionalpt_BR
dc.titleEducação integral e a disciplina na escolapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAlguns questionamentos surgiram quando começamos a estudar sobre a importância da disciplina dentro de instituições, como em escolas, conventos e quartéis, será que ela ajuda as pessoas a conviverem pacificamente em sociedade? Ou ela seria mais uma ferramenta de dominação utilizada por pequenos grupos para manter a ordem? Esses questionamentos nortearam este artigo que tem como objetivo compreender como a disciplina é necessária para o desenvolvimento pessoal e educacional de crianças, principalmente na atualidade, onde elas acreditam ter autonomia sobre suas ações. Aliado a este objetivo veremos também a importância que as escolas de tempo integral trouxeram para o desenvolvimento de crianças e jovens de baixa renda em nosso país. O artigo foi dividido em duas partes, na primeira parte, através do olhar de Michel Foucault e outros autores, foram relatados a necessidade do uso da disciplina dentro das instituições escolares. Na segunda parte foi realizada uma analise de como as escolas de tempo integral, na atualidade, podem modificar a vida de jovens carentes trazendo a eles uma nova postura dentro da escola, tendo assim uma nova perspectiva de futuro profissional, longe da violência que infelizmente está presente em várias cidades do nosso país. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_emasilveira.pdf13,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.