Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41481
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silveira, Eveline Maria de Azevedo | - |
dc.contributor.author | Lima Neto, José Melinho de | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Luís Távora Furtado | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-08T12:40:43Z | - |
dc.date.available | 2019-05-08T12:40:43Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Eveline Maria de Azevedo; LIMA NETO, José Melinho de; RIBEIRO, Luís Távora Furtado. Educação integral e a disciplina na escola. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 482-489. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447 2085 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41481 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | EdUECE | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Disciplina educacional | pt_BR |
dc.title | Educação integral e a disciplina na escola | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Alguns questionamentos surgiram quando começamos a estudar sobre a importância da disciplina dentro de instituições, como em escolas, conventos e quartéis, será que ela ajuda as pessoas a conviverem pacificamente em sociedade? Ou ela seria mais uma ferramenta de dominação utilizada por pequenos grupos para manter a ordem? Esses questionamentos nortearam este artigo que tem como objetivo compreender como a disciplina é necessária para o desenvolvimento pessoal e educacional de crianças, principalmente na atualidade, onde elas acreditam ter autonomia sobre suas ações. Aliado a este objetivo veremos também a importância que as escolas de tempo integral trouxeram para o desenvolvimento de crianças e jovens de baixa renda em nosso país. O artigo foi dividido em duas partes, na primeira parte, através do olhar de Michel Foucault e outros autores, foram relatados a necessidade do uso da disciplina dentro das instituições escolares. Na segunda parte foi realizada uma analise de como as escolas de tempo integral, na atualidade, podem modificar a vida de jovens carentes trazendo a eles uma nova postura dentro da escola, tendo assim uma nova perspectiva de futuro profissional, longe da violência que infelizmente está presente em várias cidades do nosso país. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_emasilveira.pdf | 13,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.