Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41473
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | História do Programa de Educação Tutorial e sua importância para a formação continuada dos bolsistas |
Autor(es): | Nascimento, Thalyta Vasconcelos do Ferreira, Tássia Fernandes Andrade, Francisco Ari de |
Palavras-chave: | Programa de Educação Tutorial;Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará |
Data do documento: | 2015 |
Instituição/Editor/Publicador: | EdUECE |
Citação: | NASCIMENTO, Thalyta Vasconcelos do; FERREIRA, Tássia Fernandes; ANDRADE, Francisco Ari de. História do Programa de Educação Tutorial e sua importância para a formação continuada dos bolsistas. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 364-372. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura. |
Resumo: | Serão discutidos neste artigo, primeiramente, alguns aspectos fundamentais do Programa de Educação Tutorial, tendo em vista sua criação, sua trajetória histórica no país e no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, curso e instituição escolhidos como campo de pesquisa para atribuirmos maior significado das leituras à prática do programa, no que se refere a seus ideais, sua proposta de complementação à formação acadêmica, entre outros temas. Serão apresentados, ainda, alguns dados que mostram o alcance do citado projeto nos diversos cursos de graduação espalhados pelo país. A temática formação continuada também será bastante enfatizada no texto que segue, visto que é contemplada pela modalidade de pós-graduação stricto sensu. O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET): SEU HISTÓRICO E SUA PROPOSTA A sigla PET, inicialmente, tinha como significado “Programa Especial de Treinamento”, o qual foi criado no ano de 1979 pelo então presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Prof. Dr. Mauro Filho. O objetivo inicial do programa era selecionar alunos dos cursos da graduação, os quais tivessem bom desempenho acadêmico e disponibilidade de tempo para se dedicar à ciência e ao conhecimento nos seus estudos, com o ideal tão somente de que esses alunos pudessem ingressar direto da graduação para a pós graduação stricto sensu (a qual se refere ao mestrado e doutorado). [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41473 |
ISSN: | 2447 2085 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_tvnascimento.pdf | 13,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.