Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41452
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Furtado, Ana Paula Azevedo | - |
dc.contributor.author | Paiva, Ana Carine dos Santos de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-07T14:44:26Z | - |
dc.date.available | 2019-05-07T14:44:26Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | FURTADO, Ana Paula Azevedo; PAIVA, Ana Carine dos Santos de Sousa. A evolução da pedagogia dedicada à infância. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 236-244. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447 2085 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41452 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | EdUECE | pt_BR |
dc.subject | História social da infância e da família | pt_BR |
dc.subject | Pensamento pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | A evolução da pedagogia dedicada à infância | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Questões pertinentes à educação das crianças tem permeado os cenários científicos desde séculos remotos. A clássica publicação “História social da infância e da família” de Philippe Ariés (1981) traz algumas características encontradas no decorrer dos anos referentes a essa etapa da vida. Inicialmente a educação das crianças pequenas foi responsabilidade essencialmente familiar. Por volta dos séculos XVI e XVII, com o surgimento do pensamento pedagógico moderno, observa-se as primeiras iniciativas europeias de instituições para crianças. A partir dos séculos XVIII e XIX, as discussões sobre a escolaridade obrigatória se intensificam e as sociedades começam a enfatizar a importância da educação para o desenvolvimento social. No contexto brasileiro, durante décadas, a educação infantil foi considerada como uma etapa de pouca ou nenhuma relevância. No entanto, datam ainda do final do século XIX, o surgimento das primeiras instituições de educação para crianças no Brasil. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_apafurtado.pdf | 13,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.