Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41450
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Paiva, Ana Carine dos Santos de Sousa | - |
dc.contributor.author | Furtado, Ana Paula Azevedo | - |
dc.contributor.author | Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-07T14:42:23Z | - |
dc.date.available | 2019-05-07T14:42:23Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | PAIVA, Ana Carine dos Santos de Sousa; FURTADO, Ana Paula Azevedo; PEREIRA, Uiliete Márcia Silva de Mendonça. A creche no contexto brasileiro: um recorte de 1915-2015. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 227-235. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447 2085 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41450 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | EdUECE | pt_BR |
dc.subject | Revolução industrial no século XVIII | pt_BR |
dc.subject | Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.title | A creche no contexto brasileiro: um recorte de 1915-2015 | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho vem apresentar de forma sucinta, porém esclarecedora, um quadro da história da construção da identidade das creches no contexto brasileiro, desde a revolução industrial no século XVIII até os dias atuais, perpassando por um momento de valiosas lutas, pelo direito da criança à creche, promovido pela sociedade civil como um todo, na década de 70. Sabemos que após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (BRASIL, 1996) a Educação Infantil tem a cada ano, elevado o seu número de matrículas no que se refere à pré-escola e a creche. Esse aumento reforça a necessidade de estudos que envolvam as crianças de zero a cinco anos, assim como sobre a história de como essa etapa foi se construindo em nossa sociedade, para que assim, possa se pensar em políticas públicas que primem pela qualidade e não retornem a modelos de educação de crianças que desrespeitem esses sujeitos em sua integralidade.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_acsspaiva.pdf | 13,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.