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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaiva, Ana Carine dos Santos de Sousa-
dc.contributor.authorFurtado, Ana Paula Azevedo-
dc.contributor.authorPereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça-
dc.date.accessioned2019-05-07T14:42:23Z-
dc.date.available2019-05-07T14:42:23Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationPAIVA, Ana Carine dos Santos de Sousa; FURTADO, Ana Paula Azevedo; PEREIRA, Uiliete Márcia Silva de Mendonça. A creche no contexto brasileiro: um recorte de 1915-2015. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 227-235. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41450-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdUECEpt_BR
dc.subjectRevolução industrial no século XVIIIpt_BR
dc.subjectLei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleA creche no contexto brasileiro: um recorte de 1915-2015pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho vem apresentar de forma sucinta, porém esclarecedora, um quadro da história da construção da identidade das creches no contexto brasileiro, desde a revolução industrial no século XVIII até os dias atuais, perpassando por um momento de valiosas lutas, pelo direito da criança à creche, promovido pela sociedade civil como um todo, na década de 70. Sabemos que após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (BRASIL, 1996) a Educação Infantil tem a cada ano, elevado o seu número de matrículas no que se refere à pré-escola e a creche. Esse aumento reforça a necessidade de estudos que envolvam as crianças de zero a cinco anos, assim como sobre a história de como essa etapa foi se construindo em nossa sociedade, para que assim, possa se pensar em políticas públicas que primem pela qualidade e não retornem a modelos de educação de crianças que desrespeitem esses sujeitos em sua integralidade.[...]pt_BR
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