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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41444
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Víctor, Dijane Maria Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-07T13:19:57Z | - |
dc.date.available | 2019-05-07T13:19:57Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | VÍCTOR, Dijane Maria Rocha. Análise semiótica da roupa e do corpo re-presentados em “O Quinze” . In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 42-51. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447 2085 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41444 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | EdUECE | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | O Quinze | pt_BR |
dc.subject | Corpo como tema | pt_BR |
dc.title | Análise semiótica da roupa e do corpo re-presentados em “O Quinze” | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | No decorrer da leitura do livro “O Quinze”, a autora Raquel de Queiroz, seguiu a tradição de também apresentar - re-presentando - o cenário de uma época por meio da roupa e do corpo. No contexto, o corpo como espaço que é, próprio da roupa, também é lembrado, e algumas vezes citado como ícone da seca. Não obstante, na situação em que escreveu o livro – caos social absoluto da miséria – esta vestimenta, que ora é uma indumentária e ora é simplesmente uma peça, ou até mesmo parte dela, não foi aqui analisada na ótica da moda como sistema. A proposta foi identificar e analisar os signos usados para narrar sobre a roupa e o corpo, re-presentados na obra e depois de interpretados construir a significação destes no contexto da seca de 1915. Considerando uma definição de Peirce (1975, p. 94), de que o signo é “algo que sob certo aspecto ou de algum modo, representa alguma coisa para alguém”, destaquei alguns trechos para analisar o que re-presenta a roupa e o corpo no tecer da obra e o que eles representaram segundo a minha interpretação. No mesmo discurso, Santaella (2002, p. 24), afirma que “o signo está apto a provocar em um intérprete sentimentos, isto é, um interpretante emocional” gerando um significado que dá origem a outro signo dando continuidade a existência da semiose. (SANTAELLA E NÖTH, 2004, p. 161).[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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