Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41402
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Avaliação curricular do Curso de Enfermagem de uma Universidade Federal no enfoque semântico |
Authors: | Costa, Líllian de Queiroz Cavalcante, Maria Beatriz de Paula Tavares Alves, Maria Dalva Santos |
Keywords: | Enfermagem;Avaliação do ensino;Ciclo vital no processo saúde doença |
Issue Date: | 2008 |
Citation: | COSTA, Líllian de Queiroz; CAVALCANTE, Maria Beatriz de Paula Tavares; ALVES, Maria Dalva Santos. Avaliação curricular do Curso de Enfermagem de uma Universidade Federal no enfoque semântico. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20-22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 2087-2095. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O curso de enfermagem da universidade em estudo iniciou seu funcionamento em 1º de março de 1976. Surgiu no interior de uma Instituição, que congregava unidades universitárias já consolidadas em muitos aspectos da vida acadêmica. Algumas como as da área de saúde, já contavam, em 1976, com 50 ou mais anos de existência. Seria de se esperar, portanto, que o novo Curso adotasse o modelo pedagógico vigente a época para o ensino na saúde; seria naturalmente o caminho a ser seguido pela mais nova unidade a se integrar à estrutura universitária (BARROSO, 1992). Era um modelo centrado na doença, um currículo centrado no indivíduo doente no hospital. Ao contrário, o modelo pretendido deveria contemplar uma linha preventiva, o homem em seus contextos de vida, vivenciando o ciclo vital no processo saúde doença (BARROSO; COSTA; VARELA, 2006). |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41402 |
ISBN: | 9788589872423 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2008_eve_lqcosta.pdf | 735,4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.