Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41387
Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliação de estratégias de ensino direcionadas às crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
Autor(es): Bezerra, Milena de Holanda Oliveira
Alves, Ingrid Maria Montenegro
Silva, Raimunda Magalhães da
Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH);Aprendizagem;Processo de Ensino-Aprendizagem
Data do documento: 2008
Instituição/Editor/Publicador: UFC
Citação: BEZERRA, Milena de Holanda Oliveira; ALVES, Ingrid Maria Montenegro; SILVA, Raimunda Magalhães da. Avaliação de estratégias de ensino direcionadas às crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20-22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1961-1969.
Resumo: As implicações do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) variam desde dificuldades no desempenho escolar até problemas psicológicos e de ordem social (MATTOS et al., 2006; POETA & ROSA-NETO, 2004). A tríade sintomatológica do TDAH se caracteriza por desatenção, hiperatividade e impulsividade, que exerce grande influência no processo de desenvolvimento e ocasiona impacto negativo em diferentes ambientes da vida da criança, da sua família e dos seus colegas (CARDO &SERVERA, 2008) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96 assegura a responsabilidade das instituições sobre a adequação do ensino aos alunos com necessidades educacionais especiais, onde se inclui o TDAH, apesar desse transtorno não ser mencionado pela referida lei. No entanto, de acordo com documento elaborado pela Secretaria de Educação Especial (BRASIL, 2002), esse transtorno encontra-se agregado às condutas típicas, que são definidas como manifestações de comportamento típicas de portadores de síndromes e quadros psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos que ocasionam atrasos no desenvolvimento e prejuízos no relacionamento social e querequeira atendimento educacional especializado.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41387
ISBN: 9788589872423
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_eve_mhobezerra.pdf739,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.