Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41290
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lavergne, Rémi Fernand | - |
dc.contributor.author | Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-02T14:57:34Z | - |
dc.date.available | 2019-05-02T14:57:34Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | LAVERGNE, Rémi Fernand; BESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos. Exercício para a construção de uma antropologia do ensino superior. In: ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORTE E NORDESTE E PRÉ–ALAS DO BRASIL, 15., 4–7 set. 2012, Teresina. Anais ... Teresina: UFPI, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2176 2368 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41290 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFPI | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa socioantropológica | pt_BR |
dc.subject | Instituições de Ensino Superior (IES) | pt_BR |
dc.subject | Formação discente | pt_BR |
dc.title | Exercício para a construção de uma antropologia do ensino superior | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Duas instituições universitárias federais no mesmo estado do Ceará; dois contextos diferentes, mas uma problemática e uma orientação teórico-metodológica comuns, a pesquisa socioantropológica. Dois campos de observação participante: um situado na Faculdade de Educação - Faced - da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza; o outro na Universidade de Integração Internacional da Lusofonia AfroBrasileira - UNILAB, em recente fase de implantação em Redenção, no Maciço de Baturité. Dois profissionais com estatutos diferentes (um professor adjunto, o outro bolsista DCR), mas com a perspectiva de "exotizar" o cotidiano universitário no qual estão imersos para "compreender", pelo viés da "objetivação participante" (Bourdieu e Wacquant 1992:213-215), o sentido das práticas que atravessam as instituições investigadas e permanentemente configuram e reconfiguram a sua identidade acadêmica por uma multiplicidade de agentes a quem incumbe a realização dos papéis para os quais foram concebidas: formação de profissionais, quadros administrativos e dirigentes; produção de novos conhecimentos e, na perspectiva da extensão, democratizar a difusão desses conhecimentos fora da comunidade acadêmica. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGS - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_eve_rflavergne.pdf | 424,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.