Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41290
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLavergne, Rémi Fernand-
dc.contributor.authorBeserra, Bernadete de Lourdes Ramos-
dc.date.accessioned2019-05-02T14:57:34Z-
dc.date.available2019-05-02T14:57:34Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationLAVERGNE, Rémi Fernand; BESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos. Exercício para a construção de uma antropologia do ensino superior. In: ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORTE E NORDESTE E PRÉ–ALAS DO BRASIL, 15., 4–7 set. 2012, Teresina. Anais ... Teresina: UFPI, 2012.pt_BR
dc.identifier.issn2176 2368-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41290-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFPIpt_BR
dc.subjectPesquisa socioantropológicapt_BR
dc.subjectInstituições de Ensino Superior (IES)pt_BR
dc.subjectFormação discentept_BR
dc.titleExercício para a construção de uma antropologia do ensino superiorpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDuas instituições universitárias federais no mesmo estado do Ceará; dois contextos diferentes, mas uma problemática e uma orientação teórico-metodológica comuns, a pesquisa socioantropológica. Dois campos de observação participante: um situado na Faculdade de Educação - Faced - da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza; o outro na Universidade de Integração Internacional da Lusofonia AfroBrasileira - UNILAB, em recente fase de implantação em Redenção, no Maciço de Baturité. Dois profissionais com estatutos diferentes (um professor adjunto, o outro bolsista DCR), mas com a perspectiva de "exotizar" o cotidiano universitário no qual estão imersos para "compreender", pelo viés da "objetivação participante" (Bourdieu e Wacquant 1992:213-215), o sentido das práticas que atravessam as instituições investigadas e permanentemente configuram e reconfiguram a sua identidade acadêmica por uma multiplicidade de agentes a quem incumbe a realização dos papéis para os quais foram concebidas: formação de profissionais, quadros administrativos e dirigentes; produção de novos conhecimentos e, na perspectiva da extensão, democratizar a difusão desses conhecimentos fora da comunidade acadêmica. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_rflavergne.pdf424,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.