Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41280
Tipo: Artigo de Evento
Título: Identidade e quilombo: processos de construção identitária em comunidades rurais negras do Cariri cearense
Autor(es): Chermont, Luciana D’Almeida
Palavras-chave: Abolição da Escravatura;Escravidão;Reconhecimento social e político do negro
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: UFPI
Citação: CHERMONT, Luciana D’Almeida. Identidade e quilombo: processos de construção identitária em comunidades rurais negras do Cariri cearense. In: ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORTE E NORDESTE E PRÉ–ALAS DO BRASIL, 15., 4–7 set. 2012, Teresina. Anais ... Teresina: UFPI, 2012.
Resumo: No Ceará é frequente ouvir a persistente afirmação de que “aqui, não há negros”. A abolição da escravidão no Estado em 1884 representou a condenação formal da escravidão, mas não o reconhecimento social e político do negro enquanto sujeito de direito. Considerando o contexto histórico cearense e a negação da existência de comunidades rurais negras em seu território, o trabalho proposto, tem como objetivo elucidar a compreensão de como os aspectos relacionados à territorialidade, memória, parentesco e simbolismo contribuem para os processos de construção e ressignificação identitária quilombola, organização social e consolidação do quilombo, em um estudo comparativo entre duas comunidades rurais negras na região do cariri, situadas nos município de Potengi e Crato; uma que se reconhece como quilombola e outra que não deseja o reconhecimento.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41280
ISSN: 2176 2368
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_ldachermont.pdf133,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.