Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41190
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Júlia de Fátima Santos da | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Roselene Silva | - |
dc.contributor.author | Andrade, Francisco Ari de | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-30T14:07:27Z | - |
dc.date.available | 2019-04-30T14:07:27Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Júlia de Fátima Santos da; TEIXEIRA, Roselene Silva; ANDRADE, Francisco Ari de. História da educação cearense guardada na arquitetura dos grupos escolares. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 713-727. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8126-065-5 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41190 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IMPRECE | pt_BR |
dc.subject | História da educação cearense | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura escolar | pt_BR |
dc.subject | Preservação da memória cearense | pt_BR |
dc.subject | Grupos escolares | pt_BR |
dc.title | História da educação cearense guardada na arquitetura dos grupos escolares | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo trata da pesquisa1 intitulada Acervo digital da arquitetura escolar para preservação da Memória e da História da Educação cearense que está sendo realizada no campo da História da Educação, com o objetivo de preservar a história e a memória da educação escolar na cidade de Fortaleza – CE. A partir de investigações documentais, foram extraídos dados encontrados nas páginas do Almanaque do Ceará, do ano de 1952, com a evidenciação de que foram construídos quinze edifícios no modelo de Grupo Escolar na cidade de Fortaleza. Neste artigo, buscamos preservar a memória arquitetônica e a história escolar de apenas três escolas, que foram sediadas por grupos escolares no início do século XX, na referida cidade. Pois, sabemos que a história e memória escolar dos sujeitos passam pelas estruturas arquitetônicas de onde estes receberam sua educação. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_jfssilvarsteixeira.pdf | 2,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.