Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41158
Type: Artigo de Evento
Title: Educação integrada na história nacional: dilemas do presente
Authors: Goes, Glória Maria Vasconcelos
Carvalho, Lêda Vasconcelos
Keywords: Educação Integrada;Educação Profissional;História da Educação Nacional;Integração entre ensino e trabalho
Issue Date: 2014
Publisher: IMPRECE
Citation: GOES, Glória Maria Vasconcelos; CARVALHO, Lêda Vasconcelos. Educação integrada na história nacional: dilemas do presente. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 666-677.
Abstract in Brazilian Portuguese: A última década do século XX inaugura no Brasil um conjunto de reformas no campo da educação institucionalizada que, a despeito das polêmicas que o acompanha, proclama como princípio mais amplo “varrer” no âmbito da legislação e da política educacional quaisquer resquícios das práticas totalitárias, particularmente aquelas balizadas nos currículos e programas escolares em tempos de ditadura civil-militar. No âmbito dos ensinos médio e profissional a ênfase proclamada recai na busca da superação da dualidade entre cultura geral e cultura técnica que marca a História da Educação ensinada no Brasil e, nesse sentido, integrar o ensino médio à educação profissional técnica de nível médio. Assim aponta o § 2º. do Art. 36 da Lei 9394/1996 que fixou as diretrizes e bases da educação nacional – LDB: “O ensino médio, atendida a formação geral do educando, poderá prepará-lo para o exercício de profissões técnicas”. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41158
ISBN: 978-85-8126-065-5
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_eve_gmvgoeslvcarvalho.pdf2,3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.