Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41141
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mendonça, Andréia Vieira de | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-29T12:03:25Z | - |
dc.date.available | 2019-04-29T12:03:25Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | MENDONÇA, Andréia Vieira de. Educação especial no Brasil: um olhar sobre a história. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 631-641. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8126-065-5 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41141 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IMPRECE | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Considerações históricas | pt_BR |
dc.subject | Evolução da Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Convivência com a diversidade | pt_BR |
dc.title | Educação Especial no Brasil: um olhar sobre a história | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | As dificuldades de lidar com as diferenças entre as pessoas e aceitar as deficiências e limitações são registradas desde a Antiguidade. Existem pessoas com deficiência1 em todas as culturas, etnias e níveis econômicos diferentes. A forma de convivência com a diversidade é que tem variado ao longo dos tempos, embora lenta e gradual de acordo com os valores de cada sociedade (JANUZZI, 2004; MANTOAN, 2003; MAZZOTTA, 2003). As pessoas com deficiência foram historicamente consideradas seres subumanos, degeneração da raça humana, como objetos de medo e temor, ameaça para a espécie, merecedores de piedade, destinatários da caridade pública, eternas crianças, seres deficitários ou incompletos, como inocentes perpétuos. O que se sabe é que ao longo do tempo várias concepções das mais desprezíveis que podemos imaginar foram propagadas, até chegar à condição atual: cidadão. Nesse sentido, é impreterível fazer uma revisão de literatura no que se refere à história da Educação Especial2 no Brasil. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_avmendonça.pdf | 2,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.