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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Marcos Antônio Araújo-
dc.contributor.authorAssunção Filho, Francisco de Assis Pereira-
dc.date.accessioned2019-04-26T15:24:48Z-
dc.date.available2019-04-26T15:24:48Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationASSUNÇÃO FILHO, F. A. P. O ensino de Física para alunos surdos: uma proposta pedagógica para o ensino de acústica. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41130-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleO ensino de Física para alunos surdos: uma proposta pedagógica para o ensino de acústicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO seguinte trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa sobre o uso de experimentos no ensino de física para alunos Surdos e apresenta também um desses como proposta pedagógica tanto para alunos Surdos como ouvintes. O ensino de física vem sendo apresentado de forma muito expositiva e seguindo uma pedagogia tradicional em que o professor apenas transmite o conhecimento e o aluno é um ser passivo que apenas assimila aquele conhecimento. Através de experimentos pode-se mudar esse quadro, estimulando o aluno a ser protagonista do seu processo de ensino-aprendizado e o professor como sendo um facilitador do conhecimento. Primeiramente tem-se um breve relato sobre o histórico da educação de Surdos no Brasil, explana-se sobre o que é o Surdo e a surdez bem como a função da escola inclusiva no papel de ensino-aprendizado do aluno Surdo. O trabalho busca mostrar qual a situação atual da educação Surda, baseando-se em relatos e experiências colhidos através de um questionário e entrevistas com alguns professores de escolas da cidade de Fortaleza. Por fim, conclui-se que apenas ter o domínio da língua de sinais não é o suficiente para uma aprendizagem significante para o aluno Surdo, é preciso também adequar os métodos de ensino para melhor atender esses alunos.pt_BR
dc.description.abstract-esThe following paper presents a qualitative research on the use of experiments in physics teaching for Deaf students, also presents one experiment as a pedagogical proposal for both Deaf students and listeners. The teaching of physics has been presented in a classic expositive way and following a traditional pedagogy in which the teacher only transmits the knowledge and the student is a passive being who only assimilates that knowledge. Through experiments it's possible to change this picture, stimulating the student into being protagonist of his learning process and the teacher as being a facilitator of knowledge. First, there is a brief account of the history of deaf education in Brazil, explaining who's the Deaf person and what is deafness, as well as the role of inclusive schools in the learning process of Deaf students. The paper seeks to show the current situation of Deaf education, based on reports and experiences collected through a questionnaire and interviews with some school teachers from the city of Fortaleza. In conclusion it is possible to know that only knowing Sign Language is not enough to provide these Deaf students a meaningful learning, it is also needed to change the methods of teaching to better suit these students.pt_BR
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