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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoreira, Damares de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-04-25T18:41:29Z-
dc.date.available2019-04-25T18:41:29Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMOREIRA, Damares de Oliveira. A relevância da obra “pedagogia do oprimido”: por uma leitura marxista de Paulo Freire. In: SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE MAPA, 3.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA EDUCACIONAL E EMANCIPAÇÃO, 1., 21-23 nov. 2018, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Unoesc, 2018. p. 31-33. Tema: As relações entre Estado, Sociedade e Educação.pt_BR
dc.identifier.issn2595 9956-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41084-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFACEDpt_BR
dc.subjectPedagogia do oprimidopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.titleA relevância da obra “Pedagogia do oprimido": por uma leitura marxista de Paulo Freirept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho almeja fazer uma releitura da obra “Pedagogia do oprimido” de Paulo Freire, destacando seus principais conceitos e sua validade para os dias atuais. Nessa perspectiva, abordamos que as relações entre trabalho e educação estão longe de ser superadas, haja vista que a instituição escolar não passa de uma serviçal do sistema preponderante de produção. A função escolar, desde as épocas mais remotas até o momento hodierno, é (de)formar os sujeitos para que estes se adequem ao mundo do trabalho sem criar grandes problemas. Para tanto, é necessário que os conhecimentos científicos, filosóficos e artísticos, encontrem-se distante dos homens oprimidos. Ao homem explorado, ao invés de saber, é lhe dado à educação bancária, que se revela como um instrumento de manutenção da opressão. Assim, para a confecção deste trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica da obra em questão. Como conclusão, apontamos a luz de Paulo Freire, qual a função precípua da escola e suas possibilidades de ruptura com o sistema de classes, em que opressores estão no alto da pirâmide, enquanto os oprimidos encontram-se no sopé.pt_BR
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