Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41079
Tipo: Artigo de Evento
Título: A reforma educacional de 1968 e a lei 5691/71: o tecnicismo pedagógico em questão
Autor(es): Chaves, Flávio Muniz
Andrade, Francisco Ari de
Lima Neto, José Melinho de
Palavras-chave: Histórico do Curso de Pedagogia;Reformas educacionais;Tecnicismo pedagógico;Formação do pedagogo
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: IMPRECE
Citação: CHAVES, Flávio Muniz; ANDRADE, Francisco Ari de; LIMA NETO, José Melinho de. A reforma educacional de 1968 e a lei 5691/71: o tecnicismo pedagógico em questão. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 541-554.
Resumo: O presente artigo faz um breve percurso histórico do curso de Pedagogia, tendo como ênfase as reformas educacionais para o ensino superior no Brasil, nos anos de 1968(Reforma do Ensino Superior) e a Lei 5691/71 (Reforma dos Ensinos de Primeiro e Segundo Grau). O artigo apresenta, resumidamente, a criação do curso de Pedagogia no Brasil e depois se aprofunda sobre as reformas que tiveram consequências imediatas na formação do pedagogo, tentado dar a esse profissional uma “identidade”. A Pedagogia começaria a partir da reforma do ensino superior de 1968 e da Lei 5691/71 outra perspectiva educativa: o lado técnico/especialista da profissão. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41079
ISBN: 978-85-8126-065-5
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_fmchavesfaandrade.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.