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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41058
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ferreira, Maria Nahir Batista | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-25T12:14:09Z | - |
dc.date.available | 2019-04-25T12:14:09Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Maria Nahir Batista. A formação das professoras pelas filhas de Santa Tereza. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 467-478. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | IMPRECE | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41058 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IMPRECE | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Filhas de Santa Tereza de Jesus | pt_BR |
dc.subject | Educação feminina | pt_BR |
dc.subject | Exercício do magistério | pt_BR |
dc.title | A formação das professoras pelas filhas de Santa Tereza | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O trabalho se propõe, como ideia central, identificar o tipo de preparo na formação das professoras, tomando como base a atuação das Filhas de Santa Tereza de Jesus, à frente do Colégio Senhor do Bonfim, em Icó-CE, fundado em 1938, para atender a juventude feminina icoense, cabendo às Irmãs a tarefa de conduzir as jovens em sua formação. Na tessitura de a formação das professoras pelas filhas de Santa Tereza, buscamos fazer uma discussão fomentada nos escritos Guacira Louro (1997), Lopes e Galvão (2001) Lombardi e Nascimento (2004), bem como em outras referências bibliográficas sobre o tema e na pesquisa documental por meio da leitura e análise dos relatórios e atas produzidos pela Congregação. Na perspectiva da História da profissão docente, a hegemonia da Igreja no campo da formação foi favorecida, haja vista o insignificante número de escolas normais públicas no País. Mesmo, porém, com o surgimento dessas instituições, manteve-se o ideal feminino, visto que a educação feminina praticada era uma formação para o lar, pautada no desenvolvimento da relação entre instrução e casamento. Com efeito, na primeira parte do trabalho, apresentamos o curso Normal que era o locus especializado do modelo de formação praticado como instância na mediação da cultura, ou seja, espaços responsáveis pela divulgação do saber, das normas e técnicas necessárias à formação das professoras. Posteriormente, tratamos da formação das professoras, mediante a condução das Filhas de Santa Tereza, no Colégio Senhor do Bonfim, em Icó-CE,sob a observação dos ensinamentos e reflexões do modelo teresiano. Por fim, trazemos as considerações finais, pois resulta dessa investigação a ideia de que a formação das professoras estava inserida no modelo de educação feminina atrelada a uma formação moral não somente no tocante à formação feminina, mas também no ato do exercício do magistério.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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