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dc.contributor.authorMonteiro, Renata Felipe-
dc.date.accessioned2019-04-25T11:23:54Z-
dc.date.available2019-04-25T11:23:54Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Renata Felipe. A ciência rumo ao Sertão do Ceará (1877-1884). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 26., 17-22 jul. 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Associação Nacional de História, 2011pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 98711 08 9-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41044-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherANPUHpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInvenções tecnológicaspt_BR
dc.subjectMudanças para o progressopt_BR
dc.titleA ciência rumo ao Sertão do Ceará (1877-1884)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA ciência desde o século XVIII era visualizada como a principal promulgadora das modificações impostas às grandes cidades, principalmente na Europa. Os homens acreditavam que, através das invenções tecnológicas, haveria mudanças significativas nas regiões habitadas, alcançando-se mais rapidamente o progresso, a modernidade e a civilização. No século XIX um sujeito acentuou essa credulidade no conhecimento científico: o engenheiro. Com a criação das escolas de engenharia no Brasil, tais como a Escola Politécnica do Rio de Janeiro (1874) e a Escola de Minas/Ouro Preto (1876), esse profissional ganhou maior destaque e muitos foram contratados pelo Governo Imperial para a construção de obras públicas. A atuação dos profissionais da engenharia não teve início, porém, com a criação dessas escolas especializadas. A formação dos engenheiros no Brasil era realizada inicialmente pela Escola Militar da Corte (criada em 1839), que tinha a “duração de sete anos, mas somente no último compareciam disciplinas típicas da engenharia civil: Arquitetura, Hidráulica, Construção” (COELHO, 1999:195). Em 1858, com a promulgação do decreto nº2116, de 1º de março, uma importante alteração foi efetuada na profissionalização dos engenheiros, com a criação da Escola Central.pt_BR
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