Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41001
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGalindo Neto, Nelson Miguel-
dc.contributor.authorCarvalho, Gerdane Celene Nunes-
dc.contributor.authorCastro, Régia Christina Moura Barbosa-
dc.contributor.authorCaetano, Joselany Áfio-
dc.contributor.authorSantos, Ellen Cristina Barbosa dos-
dc.contributor.authorSilva, Telma Marques da-
dc.contributor.authorVasconcelos, Eliane Maria Ribeiro de-
dc.date.accessioned2019-04-23T18:45:24Z-
dc.date.available2019-04-23T18:45:24Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationGALINDO NETO, Nelson Miguel et al. Vivências de professores acerca dos primeiros socorros na escola. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 71, supl. 4, e1775-82, 2018.pt_BR
dc.identifier.issnPrint 0034-7167-
dc.identifier.issnOn-line 1984-0446-
dc.identifier.urihttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0034-7167&lng=pt&nrm=iso-
dc.identifier.urihttp://diadorim.ibict.br/handle/1/261-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41001-
dc.description.abstractObjective: To unveil the experiences of primary and elementary school teachers about fi rst aid at school. Method: a descriptive, qualitative study, conducted in May 2014, from a focus group with nine teachers from the municipal network of Bom Jesus-PI. Audio recording occurred, content was transcribed, and data were processed by IRAMUTEQ software and analyzed from the Descendant Hierarchical Classifi cation. Results: Three classes were obtained: Teachers’ knowledge about fi rst aid (infl uence of maternal experience, belief in popular myths and awareness of lack of preparation were indicated); Feelings in situations of urgency and emergency (anguish, fear and concern); First aid at school, (occurring in class or during break time, coming from collisions and syncope). Final considerations: The research evidenced experiences based on popular beliefs, family experiences and knowledge gaps. The lack of preparation was evidenced by the teachers’ reports about having misconduct during fi rst aid at school.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Enfermagempt_BR
dc.subjectPrimeiros Socorrospt_BR
dc.subjectEmergênciaspt_BR
dc.subjectSaúde Escolarpt_BR
dc.subjectPromoção da Saúdept_BR
dc.subjectPesquisa Qualitativapt_BR
dc.titleVivências de professores acerca dos primeiros socorros na escolapt_BR
dc.title.alternativeVivencias de profesores acerca de los primeros auxilios en la escuelapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: desvelar as vivências de professores do ensino infantil e fundamental sobre primeiros socorros na escola. Método: estudo descritivo, qualitativo realizado em maio de 2014, a partir de grupo focal com nove professores da rede municipal de Bom Jesus-PI. Ocorreu gravação de áudio, o conteúdo foi transcrito, os dados foram processados no software IRAMUTEQ e analisados a partir da Classifi cação Hierárquica Descendente. Resultados: foram obtidas três classes: “Conhecimento dos professores acerca dos primeiros socorros” (apontou infl uência da experiência materna, crença em mitos populares e consciência do despreparo); “Sentimentos em situações de urgência e emergência” (angústia, medo e preocupação); e “Primeiros socorros vivenciados na escola”, (ocorridos em sala de aula ou durante recreação, oriundos de pancadas e síncope). Considerações fi nais: A pesquisa evidenciou vivências baseadas em crenças populares, experiências familiares e lacuna de conhecimentos. O despreparo foi evidenciado pelo relato dos professores acerca de terem realizado condutas inadequadas durante primeiros socorros na escola.pt_BR
dc.description.abstract-esObjetivo: desvelar las vivencias de profesores de la enseñanza infantil y fundamental sobre primeros auxilios en la escuela. Método: estudio descriptivo, cualitativo realizado en mayo de 2014, a partir de un grupo focal con nueve profesores de la red municipal de Bom Jesús-PI. La grabación de audio, el contenido fue transcrito, los datos fueron procesados en el software IRAMUTEQ y analizados a partir de la Clasifi cación jerárquica descendente. Resultados: se obtuvieron tres clases: “Conocimiento de los profesores acerca de los primeros auxilios” (apuntó infl uencia de la experiencia materna, creencia en mitos populares y conciencia del despreparo); “Sentimientos en situaciones de urgencia y emergencia” (angustia, miedo y preocupación); y “Primeros auxilios vivenciados en la escuela”, (ocurridos en el aula o durante la recreación, procedentes de golpes y síncope). Consideraciones fi nales: La investigación evidenció vivencias basadas en creencias populares, experiencias familiares y laguna de conocimientos. El despreparo fue evidenciado por el relato de los profesores acerca de haber realizado conductas inadecuadas durante primeros auxilios en la escuela.pt_BR
dc.title.enTeachers’ experiences about fi rst aid at schoolpt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_nmgneto.pdf511,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.