Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40767
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAndrade, Francisco Ari de-
dc.date.accessioned2019-04-10T19:58:08Z-
dc.date.available2019-04-10T19:58:08Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationANDRADE, Francisco Ari de. Discurso do Coordenador do Curso de Pedagogia. In: BRANDÃO, Maria de Lourdes Peixoto; MACIEL, Terezinha de Jesus Pinheiro; BEZERRA, José Arimatea Barros (orgs.). Pedagogia UFC 50 anos: narrativas de uma história (1963-2013). Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 317-321.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7282-617-4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40767-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectFaculdade de Educação - UFCpt_BR
dc.subjectCurso de Pedagogiapt_BR
dc.subjectJubileu dos 50 anospt_BR
dc.subjectDiscurso - Coordenador do Curso de Pedagogiapt_BR
dc.titleDiscurso do Coordenador do Curso de Pedagogiapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbr[...] Agradecemos ao convite a nós endereçado para proferirmos algumas palavras sobre tão solene data. Sentimo-nos honrado em fazer parte dessa casa educacional e dividirmos com todos vocês as alegrias de comemorar o aniversário de uma instituição de ensino superior, marco singular na transformação de pessoas para o bem. A memória e a história da nossa FACED coadunam-se com a história da Pedagogia no Ceará. A criação da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da UFC comportava, dentre os cursos de formação docente, a Faculdade de Educação. Desde então, tal curso passo a concentrar uma responsabilidade primaz no cenário educacional cearense: a formação de pessoas adultas para formar as gerações mais novas. Trazer à baila essa história é ter consciência da importância da preservação de sua memória na luta contra o esquecimento pelas gerações presentes. É remar na contracorrente do rio Lete, considerado pelos romanos o rio do esquecimento, cujas águas tinham o poder de apagar os registros do passado. Ao contrário, queremos apresentar a FACED para às novas gerações como síntese de um processo histórico.[...]pt_BR
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_capliv_faandrade.pdf2,78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.