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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAmorim, Alysson Andrade-
dc.contributor.authorCordeiro, Rodrigo Anjos-
dc.date.accessioned2019-04-08T23:27:03Z-
dc.date.available2019-04-08T23:27:03Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Rodrigo Anjos. Engajamento de pessoas através da aplicação de gamificação em um centro de distribuição de uma empresa de varejo. 2019. 61 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40679-
dc.description.abstractIn recent years, organizations have become increasingly competitive in order to optimize their operations in order to position themselves stronger against competitors. In this context, employee engagement becomes essential for companies to achieve their goals and create challenging goals for their employees. The present work had as objective to show the results achieved through the implementation of gamification as a tool of engagement in the logistic process in the environment of a distribution center. The same work is characterized as an applied, quantitative and descriptive research, using the concepts of bibliographic research and case study for the correct presentation of the study. Therefore, the indicators of Service Level and Internal Malfunction were compared in the period when there was a traditional engagement methodology with the results of the period in which gamification was applied. The results of the study show the impacts of gamification on the aforementioned performance indicators, such as a 1,19% increase in the Service Level delivered by the operation and a 40% decrease in losses compared to the same period of the previous year, and the method applied with the due to adaptations to the distribution center and that the application of the methodology can bring gains in employee productivity as well as reduction of losses in the internal processes of the organization.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectEngajamentopt_BR
dc.subjectCentro de distribuiçãopt_BR
dc.titleEngajamento de pessoas através da aplicação de gamificação em um centro de distribuição de uma empresa de varejopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrNos últimos anos, as organizações têm se tornado cada vez mais competitivas no sentido de otimizar suas operações com o fito de ocuparem posições mais fortes em relação aos concorrentes. Nesse contexto, o engajamento dos colaboradores se torna essencial para que as empresas atinjam seus objetivos e criem metas desafiadoras para seus funcionários. O presente trabalho teve como objetivo evidenciar os resultados alcançados por meio da implementação da gamificação como ferramenta de engajamento no processo logístico no ambiente de um centro de distribuição. O mesmo trabalho caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, qualitativa e descritiva, utilizando-se dos conceitos de pesquisa bibliográfica e estudo de caso para a correta apresentação do estudo. Foi feita comparação entre os indicadores de Nível de Serviço e Avaria Interna no período em que havia uma metodologia de engajamento tradicional com os resultados do período no qual foi aplicado a gamificação. Os resultados do estudo mostram os impactos da gamificação nos indicadores de performance supracitados, como aumento em 1,19% no Nível de Serviço entregue pela operação e diminuição das perdas em 40% comparando o período estudado com o mesmo período do ano anterior, além do método aplicado com as devidas adaptações ao centro de distribuição que demonstra que a aplicação da metodologia pode trazer ganhos em produtividade dos funcionários bem como redução das perdas nos processos internos da organização.pt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA - Monografias

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