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dc.contributor.authorMendonça, Vitoria Grêcye Alves de-
dc.date.accessioned2019-04-04T19:32:05Z-
dc.date.available2019-04-04T19:32:05Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Vitoria Grêcye Alves de. Marketing de serviços e a sobrevivência empresarial: análise sob o aspecto do gerenciamento das relações com os clientes. 2006. 52 f. TCCP (especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE, Curso de Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial, Fortaleza-CE, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40594-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMarketing de serviçospt_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectClientes - Contatospt_BR
dc.titleMarketing de serviços e a sobrevivência empresarial: análise sob o aspecto do gerenciamento das relações com os clientespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho ora apresentado e desenvolvido sob o tema “MARKETING DE SERVIÇOS E A SOBREVIVÊNCIA EMPRESARIAL: análise sob o aspecto do gerenciamento das relações com clientes”, está desenvolvido em cinco capítulos. No primeiro, consta a introdução com a sua justificativa, problematização, objetivos e metodologia. No segundo, focalizam-se os conceitos iniciais de empresa apresentados por renomados especialistas na área de administração organizacional, para em seguida, mostrar a evolução desses conceitos e alguns dos mais importantes paradigmas do novo processo mercadológico, como princípio norteador para a sobrevivência das empresas diante da forma competitiva de como elas se apresentam na atuação como um todo, e, ainda, pontuando aspectos referentes às habilidades e capacidades técnico-científicas e pessoais exigidas para o perfil de um(a) gerenciador(a) de relacionamentos com clientes. O terceiro capítulo apresenta a evolução do marketing e algumas conceituações do mesmo, assim como também é abordado o tema do marketing de serviços, no sentido de documentar teoricamente o que está exposto no quarto capítulo, o qual retrata a real proposta deste estudo, que é mostrar a importância do novo e importante papel do gerente executivo(a) como gestor(a) de relacionamentos com clientes. Neste momento são apresentados os princípios e dimensionamentos do marketing em sua origem como Customer Relationship Management (CRM), que se configura no mais recente programa de gerência de relacionamentos com clientes, cujo principal objetivo é pontuar que a competitividade mercadológica atual obriga que as empresas tratem seus clientes de forma diferenciada, na tentativa de buscar, conquistar e perenizar sua sobrevivência no mercado globalizado, no qual, para tanto, os administradores deverão promover a contínua capacitação em serviços e/ou possibilitar condições de qualificação profissional a seus colaboradores para que possa ofertar serviços diferenciados e cada vez mais especializados aos seus clientes. A conclusão desta pesquisa se dá no quinto capitulo, no qual serão apresentadas algumas considerações pessoais, tentando responder ao questionamento principal deste trabalho, até sugerindo que a empresa utilize sempre meios tecnológicos eficientes no sentido de promover avaliações periódicas, melhorias contínuas e desta forma propiciar um clima de excelente qualidade no relacionamento desta com seus colaboradores e clientes.pt_BR
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