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dc.contributor.advisorXavier, Fernando Menezes-
dc.contributor.authorMarques, Marcello Barreto-
dc.date.accessioned2019-04-04T18:30:23Z-
dc.date.available2019-04-04T18:30:23Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationMARQUES, Marcello Barreto. A viabilização da soja no cerrado nordestino através da implantação da Nova Transnordestina. 2004. 61 f. TCCP (especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE, Curso de Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial, Fortaleza-CE, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40565-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSoja - Cultivopt_BR
dc.subjectTransporte ferroviáriopt_BR
dc.subjectExportaçãopt_BR
dc.titleA viabilização da soja no cerrado nordestino através da implantação da Nova Transnordestinapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo tem como objetivo principal analisar as perspectivas para o comércio exterior brasileiro a partir das alternativas viáveis para o escoamento de soja produzida na região lnorte do estado do Mato Grosso, com a Nova pavimentação da BR-163. O estudo divide-se em três trêscapítulos: i) agricultura, ; ii) transporte e iii) a viabilização da soja através da ferrovia transnordestina; e iii) meio-ambiente, nos quais detalham-se as análises dos números do setor agrícola, como também de pesquisas no setor de transportes, além da preocupação com o setor ambiental. O capítulo sobre agricultura dá uma visão das três últimas décadas, sobre a importância do complexo soja na pauta de exportação brasileira, detalhando os 10 últimos anos. Faz ainda um comparativo dos números atuais do complexo soja, com os números de 1993 e 1998. O estudo também aborda a potencialidade agrícola da região l norte dos estados do Mato Grosso, e as expectativas dos grandes exportadores em aumentar a produção agrícola no estado. O tema transportes aborda uma pesquisa que reflete a situação real de funcionamento das rodovias do país, especificamente os trechos pavimentados da BR-163230/324/316, nos estados do Maranhão e Piauí. O retrato dos trechos não-pavimentados da BR 230/324/316, até o porto de Itaqui no Estado do Maranhão, foi feito com base numa reportagem de revista do setor, que analisa as condições atuais da rodovia. O estudo demonstra ainda, a preocupação dos setores público e privado nas questões de infra-estrutura em transportes para o sul do Maranhão e Piauí, e a realidade dos portos tradicionais (Itaqui e Mucuripe). A viabilização da soja através da ferrovia transnordestina é a alternativa logística mais viável para o escoamento da produção da soja produzida naquelas regiões, seus escoamento se dará através dos portos de Pecém/CE e Suape/PE, além do próprio Porto do Itaqui/MA que se viabilizarão exclusivamente através da implantação da Nova Transnordestina.pt_BR
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