Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40563
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorTôrres, José Júlio Martins-
dc.contributor.authorNunes, Jeanine Maria Sobral-
dc.date.accessioned2019-04-04T18:21:16Z-
dc.date.available2019-04-04T18:21:16Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationNUNES, Jeanine Maria Sobral. Mudança de cultura organizacional em empresa familiar. 2004. 43 f. TCCP (especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE, Curso de Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial, Fortaleza-CE, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40563-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectEmpresas familiarespt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.titleMudança de cultura organizacional em empresa familiarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho investiga, por meio de pesquisa bibliográfica sobre a Teoria da Complexidade e de pesquisa de campo, como possibilitar uma mudança de cultura organizacional numa empresa familiar. Com o advento da globalização e de tantos avanços tecnológicos, as empresas não mais possuem hegemonia no mercado em que atuam. O produto era o grande diferencial, hoje, o atendimento e a fidelização de clientes são seus grandes desafios. Com isso, uma empresa que não priorizar esses fatores dificilmente sobreviverá no mercado. Em se tratando de empresa familiar, na qual as relações de trabalho baseiam-se no grau de parentesco e no trato pessoal, esse é um fator peculiar que comumente ocorre nesse tipo de organização, principalmente, as disputas de território e a concorrência entre seus gestores de forma a, muitas vezes, tornarem nebulosas as estratégias e perspectivas de crescimento da própria organização. Pois, desta maneira, a empresa é vista de forma setorial e estratificada, sendo necessária uma visão sistêmica complexa onde o todo se reflete em cada uma de suas partes e vice-versa. Conclui-se, que a empresa é um organismo vivo e interdependente, onde cada uma de suas partes, ou setores, não sobrevive isoladamente, fazendo com que seja necessária uma visão sistêmica complexa para que suas estratégias estejam focadas em seu desenvolvimento e contínua consolidação no mercado.pt_BR
Aparece en las colecciones: EEGE - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2004_tcc_jmsnunes.pdf564,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.