Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40551
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gomes, Robéria Vieira Barreto | - |
dc.contributor.author | Alves, Laryssa Frota | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-04T16:09:23Z | - |
dc.date.available | 2019-04-04T16:09:23Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Larissa Frota. A formação do professor para o atendimento pedagógico hospitalar no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC): como acontece? 2018. 65f. - TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40551 | - |
dc.description.abstract | The present work focuses on the analysis of the initial training offered by the Pedagogy course of the Universidade Federal do Ceará (UFC) focused on teaching in the hospital classes. The purpose of this study was to understand how this training occurs in the course. First, we sought to make a theoretical approach to the history of the hospital class in the world and in Brazil and the legal documents that encompass this non-school educational space. Then, it was theoretically reflected as to what should be the initial training of the pedagogue to work in non-school spaces, including the hospital environment and the performance of this professional in hospitals. In order to reach the objective of the study, we analyzed the curricular and extracurricular activities of the Pedagogy course that contemplate non-school spaces with emphasis on Hospital Pedagogy and interviewed nine students of the course and a teacher responsible for administering the discipline of Hospital Pedagogy and the extension course directed to the pedagogical practice in the hospital classes. Through the analyzes, we verified the need for improvements in the training offered by the course, which may bring more significant contributions to the educator in training, since there is still limited training in relation to the hospital classes, based only on an extension course and a discipline of an optional nature. Thus, we conclude that the study carried out is necessary to generate reflections that can contribute more and more to the improvement of teacher education, aiming at the performance in the hospital classes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia hospitalar | pt_BR |
dc.subject | Classes hospitalares | pt_BR |
dc.subject | Formação Inicial | pt_BR |
dc.title | A formação do professor para o atendimento pedagógico hospitalar no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC): como acontece? | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho tem como foco a análise da formação inicial ofertada pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC) voltada para o ensino nas classes hospitalares. O objetivo desse estudo foi de compreender como essa formação ocorre no curso. Primeiramente, buscou-se fazer uma abordagem teórica do histórico da classe hospitalar no mundo e no Brasil e dos documentos legais que englobam esse espaço educacional não-escolar. Em seguida, refletiu-se teoricamente a respeito de como dever ser a formação inicial do pedagogo para trabalhar em espaços não – escolares, incluindo o ambiente hospitalar e a atuação desse profissional nos hospitais. A fim de alcançarmos o objetivo do estudo, analisamos as atividades curriculares e extracurriculares do curso de Pedagogia que contemplam os espaços não-escolares com ênfase na Pedagogia Hospitalar e entrevistamos nove discentes do curso e uma docente responsável por ministrar a disciplina de Pedagogia Hospitalar e o curso de extensão direcionado para a prática pedagógica nas classes hospitalares. Através das análises, constatamos a necessidade de melhorias na formação oferecida pelo curso, as quais possam trazer contribuições mais significativas para o pedagogo em formação, pois ainda existe uma formação limitada em relação às classes hospitalares, baseada apenas em um curso de extensão e uma disciplina de caráter optativo. Assim, concluimos que o estudo realizado é necessário para gerar reflexões que possam contribuir cada vez mais para a melhoria da formação docente, visando a atuação nas classes hospitalares. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_lfalves.pdf | 553,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.