Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40537
Tipo: | TCC |
Título: | Literatura de Cordel – origens e perspectivas educacionais |
Autor(es): | Neves, Francisco Paiva das |
Orientador: | Ribeiro, Luís Távora Furtado |
Palavras-chave: | Cordel;Literatura popular;Letramento e alfabetização;Cordel na escola |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | NEVES, Francisco Paiva das. Literatura de Cordel – origens e perspectivas educacionais. 2018. 99f. - TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2018. |
Resumo: | Este trabalho aborda a utilização do cordel em perspectiva de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental I. Tendo como objetivo analisar a importância do cordel no processo de aprendizagem, observamos como essa literatura dialoga com os processos formativos de crianças, jovens e adultos. Para refletirmos sobre esses processos, nos apoiamos no aporte teórico de autores como Melo (1982), Cascudo (1984), Ferreiro e Teberosky (1999), Vygotsky (1994), Galvão (2000) e Soares (2016), entre outros, e realizamos uma entrevista estruturada com o poeta Arievaldo Vianna, que, segundo nos informou, foi alfabetizado pela avó com folhetos de cordéis. Portanto, a pesquisa defende que a poesia popular narrativa pode ser um suporte didático a ser usado multidisciplinarmente, abordando de forma lúdica temas do currículo escolar. O cordel é a poesia popular narrativa que chegou ao Brasil pela mão dos colonizadores, vindo a se desenvolver no Nordeste, influenciando de forma marcante a cultura da região e contribuindo, assim, para o fortalecimento da identidade do nosso povo. Em sua origem, a literatura popular expressou-se pela oralidade. Mas mesmo quando passou a ser impressa, não perdeu o vínculo com a oralidade. Foi com essa característica que veio ao Brasil a bordo das caravelas dos primeiros portugueses que aqui chegaram. Em terras brasileiras, a poesia popular narrativa veio a se consolidar como um meio muito importante de letramento e alfabetização nas zonas rurais e urbanas. Nesse contexto, após discorrermos sobre as potencialidades didáticas das obras populares, com ênfase sobre o cordel, passamos a analisar como essas obras podem auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. Assim, tendo como foco o Ensino Fundamental, passamos a sugerir algumas metodologias para auxiliar os educadores a explorarem da melhor forma as potencialidades didáticas do cordel com o fim de favorecer aprendizagens em História, Geografia, Matemática, Português e temas transversais. |
Abstract: | This work discusses about the use of the string book (cordel) in teaching-learning perspective at Elementary School I. Aiming to analyze the importance of the cordel in the learning process, we observe how this literature dialogues with the formative processes of children, youth and adults. In order to reflect on these processes, we resort to the theoretical contribution of authors such as Melo (1982), Cascudo (1984), Ferreiro and Teberosky (1999), Vygotsky (1994), Galvão (2000) and Soares (2016). We also resort to a structured interview applied to the poet Arievaldo Vianna, who informed us that was literate by his grandmother by means of string books. Therefore, this research argues that popular narrative poetry can be a didactic support to be used multidisciplinarily, approaching in a ludic way subjects of the school curriculum. Cordel is the popular narrative poetry that came to Brazil by the hand of the colonizers and was developed in the Northeast, having influenced in a remarkable way the culture of the region and thus contributing to the empowerment of the identity of our people. In its origin, popular literature was expressed by orality. But even when it started to be printed, it did not lose the link with orality. It was with this characteristic that this literature came to Brazil on board the caravels of the first Portuguese who arrived here. In Brazilian lands, popular narrative poetry has consolidated itself as a very important means of literacy in rural and urban areas. In this context, after discussing the didactic potential of popular works, with an emphasis on the string book, we began to analyze how these works can aid the teaching-learning process. Thus, focusing on elementary school, we suggest some techniques to help educators to explore the didactic potential of the cordel in order to promote learning in History, Geography, Mathematics, Portuguese and transversal themes. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40537 |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_fpneves.pdf | 777,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.