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dc.contributor.advisorLucas, Ricardo Jorge de Lucena-
dc.contributor.authorBrandão, Pedro José Arruda-
dc.date.accessioned2019-03-28T12:11:59Z-
dc.date.available2019-03-28T12:11:59Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Pedro José Arruda. Entre o cinzel e o pincel: as relações entre desenhos e fotografias em histórias em quadrinhos que narram a realidade. 2019. 196f. - Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Comunicação social, Fortaleza (CE), 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40458-
dc.description.abstractIn the middle of the nineteenth century, a language began to consolidate itself in the pages of newspapers. In the same way, the Industrial Revolution rises, creating a new form of image production that occupies the space of representation of a new reality founded by mechanicism. Since then, on several occasions, comics and photos have dialogued, referenced, interpenetrating, mixing each other. The present work has as interest to analyze the discourses around three languages and the forms as they are articulated in contemporary works: Drawing, Photography and Comics. Side by side by more than a century, these languages have created images of the world, and today, more than ever, they hybridize in different types of narratives. At first, we will treat each of them separately. Subsequently, we will address the hybridization (or heterosemioses) of these imagetic forms of production. Finally, we will work on the idea of four forms of relationship between Drawing and Photography inside the comics narratives: the translation, the deictic-mimetic, the pictorialist and the hypermidia relations. To do so, we will go through canonical theories. In addition to Peircean semiotics, work on intersemiotical translation, hypermedia and hybridism will be of great importance. We will dialogue with the researches of Charles Sanders Peirce, Lucia Santaella, Julio Plaza, Daniele Barbieri, Thierry Groensteen, Philippe Dubois, Hillary Chute, André Rouillé, Elisabeth El Refaie and many other authors from different parts of the world, starting, at a certain point, for a more detailed analysis of our corpus composed of four main works to think about these relations in a more tangible way.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectHibridismopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.titleEntre o cinzel e o pincel: as relações entre desenhos e fotografias em histórias em quadrinhos que narram a realidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEm meados do século XIX, uma linguagem começa a se consolidar nas páginas dos jornais. Da mesma forma, a Revolução Industrial se desenvolve, criando uma nova forma de produção de imagens que ocupa o espaço de representação de uma nova realidade fundada pelo mecanicismo. De lá para cá, por diversas vezes, HQs e fotos dialogaram, referenciando-se, interpenetrando-se, misturando-se. O presente trabalho tem como interesse analisar a relação entre os discursos que envolvem três linguagens e as formas como essas se articulam em obras contemporâneas: o Desenho, a Fotografia e o Quadrinho. Lado a lado por mais de um século, essas linguagens criaram imagens do mundo, e hoje, mais do que nunca, se hibridizam em diversos tipos de narrativas. Em um primeiro momento, iremos tratar sobre cada uma delas separadamente. Posteriormente, iremos abordar a hibridização (ou heterossemiose) dessas formas de produção imagéticas. Por fim, trabalharemos a ideia de quatro formas de relação entre Desenho e Fotografia no interior de narrativas quadrinísticas: as relações tradutória, dêitico-mimética, pictorialista e hipermidiática. Para tanto, iremos passear por teorias canônicas. Além de abordar a semiótica peirceana, trabalhos sobre tradução interssemiótica, hipermídia e hibridismo serão de grande importância. Dialogaremos a Semiótica (PEIRCE, 2005; SANTAELLA, 1995, 1997, 2007; PLAZA, 2013), articulando com pesquisas na área de Quadrinho (BARBIERI, 1998; GROENSTEEN, 2007, 2013, 2015; CHUTE, 2014; EL REFAIE, 2010, 2012, 2013), Desenho (TAUSSIG, 2011; GROMICH, 1995) e Fotografia (DUBOIS, 1993; SONTAG, 2005; ROUILLÉ, 2009), além de muitos outros autores de diversos pontos do mundo, partindo, em determinado momento, para uma análise mais detalhada do nosso corpus composto por quatro obras principais para pensar essas relações de forma mais palpável.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

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